Osteoartrite: A menopausa é um fator de risco para a degeneração das articulações?


  • +A
  • -A

A osteoartrite é uma doença crônica que destrói a cartilagem articular e, consequentemente, provoca a degeneração das articulações, podendo afetar também toda a estrutura óssea ao seu redor. De acordo com o Ministério da Saúde, 15 milhões de brasileiros sofrem com o problema e, nas mulheres, acredita-se que a menopausa é um dos fatores de risco.

 

Queda de estrogênio na menopausa prejudica cartilagem articular

 


“As alterações hormonais provocadas pela menopausa podem favorecer ou acelerar a ocorrência de osteoartrite”, afirma o ortopedista e traumatologista Guilherme Falótico. Nesta fase da vida, as mulheres apresentam uma redução drástica na produção de estrogênio, um hormônio responsável, entre outras coisas, pela manutenção da cartilagem e dos ossos do corpo.

Associado a outros fatores, como obesidade, diabetes, hipotireoidismo e lesões articulares, a queda na quantidade de estrogênio favorece o desgaste da cartilagem e o desenvolvimento da osteoartrite. No caso das mulheres, a genética também é um importante fator de risco, devido às maiores chances de ter cartilagens pouco resistentes.  

 

Controlar o peso ajuda a diminuir o risco de osteoartrite

 


Ao chegar a esta etapa da vida, as mulheres podem adotar alguns cuidados para impedir o surgimento da doença, especialmente as que apresentam fatores de risco. “A alimentação saudável, o
controle do peso corporal e, quando indicado, o uso de medicações condroprotetoras podem auxiliar na redução da progressão da osteoartrite“, afirma Falótico.

A prática de atividades físicas leves e moderadas, de forma regular e com acompanhamento profissional, também pode ajudar a prevenir ou a retardar o aparecimento da doença. Os exercícios mais recomendados por especialistas são aqueles que trabalham a musculatura. Ao fortalecer os músculos, a prática protege os ossos de impactos e traumas capazes de acelerar a degeneração da cartilagem e das articulações.

 

Dr. Guilherme Falótico é ortopedista, traumatologista e especialista em cirurgia do quadril pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). CRM-SP: 128925

 

Foto: Shutterstock

TAGS
atividade-fisica
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

19 comentários para "Osteoartrite: A menopausa é um fator de risco para a degeneração das articulações?"

Joana

Tenho muita dor no joelho. Não consigo esticar nem encolher a perna. Creio que está relacionado com esse problema. Quero saber como receber descontos nos medicamentos. Não tenho condições de custiá-Los.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Joana, para produtos participantes basta realizar o cadastro em nosso site, no aplicativo disponível para IOS e Android ou em nossa central de atendimento 0800 777 8432, de segunda a sexta-feira das 7h20 às 20h00. Abraços.

fernando antonio cerdeira

Doutor, obrigado pelos seu comentário.

Salete Azevedo Nunes

Boa tarde. Eu já perdi toda a musculatura do quadril até os pés, lado esquerdo. E como dói.Já estou em tratamento, mas tardio, deveria ter procurado médico lá bem atrás dos meus 68 anos.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Salete, mantenha agora o acompanhamento periódico com o médico e siga corretamente o tratamento prescrito. Melhoras.

Dayse

MUITO OBRIGADA! GRANDE AJUDA OS E-MAILS QUE RECEBO. GOSTARIA DE SABER SE POSSO FAZER REPOSIÇÃO HORMONAL AOS 61 ANOS. QUAL MÉDICO PROCURAR…OBRIGADA

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Dayse, você pode fazer um tratamento conjunto com o ginecologista e um endocrinologista, ambos podem auxiliar a mulher neste período da menopausa. Abraços.

Tânia Oliveira

Bom dia ,fui diagnosticada com osteoartrite. Entrei na Menopausa entre 38 a 40 anos. Sofro com as dores. Mas o que mais me afeta é o cansaço. Isso é normal? Teria um tratamento alternativo, já que o remédio que me foi receitado, tem açúcar e estou diabete tipo 2? Obrigada.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Tânia, toda medicação deve ser prescrita após avaliação médica. Recomendamos que você realize uma consulta e relate para o médico sobre sua diabetes e os medicamentos que já utiliza, assim ele fará a prescrição ideal para o seu caso. Melhoras.

Eliana Medina

Gostaria de saber qual o medicamento/tratamento adequado para quem tem artrose no joelho, considerando a idade de minha mãe com 79 anos.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Eliana, somente o médico é o profissional habilitado para avaliar o paciente e prescrever o medicamento/tratamento adequado. Orientamos sua mãe a buscar uma unidade de saúde próximo da residência e realizar uma consulta com o especialista. Abraços.

Maria Cristina

Boa tarde! Tenho osteoartrite gostaria de saber qual melhor atividade na região que moro não tem piscina com água aquecida. Conforme meu médico indicou atividades sem impacto. Gostaria de saber Pilates seria ideal no tratamento. Obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria Cristina, como afirma o ortopedista Mauricio de Paiva: “O pilates é uma atividade física que trabalha o movimento articular sem sobrecarga. É uma opção para pacientes com artrose quando assistido por um profissional habilitado”. Abraços.

Verônica de França Aires

Fiquei muito feliz em ouvir tantos conselhos sofro muito com artrose e fibromialgia, coluna , articulações inflamada e não faço um tratamento certo, meus joelhos doem muitoNão posso fazer reposição hormonal,retirei dois nódulo de mama,me ajude por favor , tenho 66 anos

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Verônica, é importante seguir o tratamento corretamente. Marque uma consulta com o médico especialista para que ele prescreve o tratamento ideal para o seu caso. Melhoras.

Alba pereira

Gostaria de saber se quem tem osteoartrite nos dois joelhos e polineuropatia e neuroma de mortom nos dois pés,se só tomando uc2 ,melhora ou ñ tem mesmo o que fazer como todos os ortopedistas que passei me disseram.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Alba, somente o médico é o profissional habilitado para avaliar sua queixa e prescrever o produto adequado. Orientamos a buscar uma unidade de saúde próximo de sua residência. Melhoras.

Denise Silva Machado

Sofri um acidente de carro fraturei o fêmur coloquei platina e parafuso,e até agora sinto muita dor,não caminho direito devido a fratura e a osteoartrite,já ouvi falar que a medicação não revolve, tenho que fazer por 1 ano o tratamento,se não melhorar tenho que colocar prótese.esse medicamento é eficaz mesmo?pq ele é caro,e ter que pagar por 1 ano e não ter resultados não dá

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Denise, o recomendável é sempre seguir as recomendações do médico que te acompanha. Caso tenha dúvidas sobre o tratamento, o ideal é retornar em consulta para que o médico possa esclarecê-las. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.