O ranger das articulações é, até certo ponto, normal, pois o desgaste articular que o causa ocorre invariavelmente com o passar dos anos. Quando as articulações começam a ranger bastante, isso normalmente aponta para um quadro de osteoartrite. Mas mesmo assim é preciso haver outros sintomas envolvidos para que o diagnóstico dessa doença seja feito.
“Na maioria das vezes as articulações rangendo são um sintoma de osteoartrite. Todavia, devemos lembrar que esse sinal também está associado a outros quadros, como lesões traumáticas, traumatismo do menisco e algumas situações de infecção e inflamação intensa (artrite por gota, por exemplo)”, informa o ortopedista Gualter Maldonado.
Rangido é comum após esforços físicos, como subir e descer escadas
Além das articulações rangendo, destacam-se os seguintes sinais em um quadro de osteoartrite: dor, hiperemia (vermelhidão) e calor local. “Muitas vezes o rangido articular e os sinais flogísticos surgem depois da realização de atividades físicas que utilizam a articulação em questão. É comum surgirem sintomas após subirmos escadas ou caminhar muito, por exemplo”.
A osteoartrite é uma doença degenerativa da cartilagem, estrutura que fica entre as extremidades dos ossos para que os mesmos não se choquem e se desgastem durante o movimento. Portanto, a doença compromete a integridade dos ossos e articulações e a realização dos movimentos. O ranger articular é uma consequência imediata a esse processo.
Tratamento da osteoartrite
A cartilagem prejudicada resulta ainda em uma menor lubrificação das articulações, o que contribui para que o movimento fique mais difícil, “enferrujado”. A suplementação pode ser uma boa alternativa para quem não conseguir os níveis ideais desses nutrientes apenas na alimentação.
Foto: Shutterstock