search
    Título

    Qual a relação entre a cartilagem e a movimentação do corpo?

    Doenças dos Ossos
    Sintomas

    Por

    A cartilagem é um tecido que reveste e protege as articulações de todo o corpo humano, fazendo parte do sistema musculoesquelético. Ela é flexível e elástica, além de ser composta por fibras de colágeno, o que a torna resistente. As cartilagens, junto aos músculos e aos ossos, são extremamente importantes para a movimentação do corpo.  

    Cartilagem impede atrito entre os ossos do corpo


    “A cartilagem é muito importante porque faz parte da articulação e sua função é protegê-la de uma possível sobrecarga óssea e incapacidade funcional”, afirma a reumatologista Angélica de Carvalho. A cartilagem fica nos espaços entre os ossos, permitindo que eles deslizem sem causar atritos durante a locomoção do corpo no dia a dia.

    Sem a presença da cartilagem, a movimentação seria, provavelmente, dolorosa. Algumas práticas esportivas, como o basquete e a corrida, que já impactam bastante os ossos, representariam um risco à saúde dos atletas, principalmente se feitas de forma irregular. No entanto, não é preciso ir muito longe: os simples atos de dobrar um joelho e levantar um braço ficariam comprometidos.

    Osteoartrite provoca desgaste da cartilagem


    É preciso, portanto, cuidar da saúde da cartilagem, especialmente porque existem problemas capazes de reduzir a qualidade de vida, como
    é o caso da osteoartrite. “O desgaste da cartilagem acarreta na sobrecarga dos componentes da articulação, como os ossos, tendões e ligamentos, podendo evoluir para instabilidade articular”, diz a médica.
    Para proteger a cartilagem, é fundamental não sobrecarregar as articulações, combatendo a obesidade e o sedentarismo. O fortalecimento dos músculos e a proteção articular são importantes. Em alguns casos, o uso de medicamentos condroprotetores ajuda na melhora dos sintomas e na desaceleração do desgaste da cartilagem.
    Dra. Angélica de Carvalho é reumatologista, formada em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e com residência médica em Reumatologia pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp). CRM-SP: 107623
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes