search
    Título

    Qual é a função das cartilagens nas articulações do nosso corpo?

    Uncategorized

    Por

    As cartilagens possuem função essencial nas articulações, pois garantem a estas equilíbrio, estabilidade, proteção e sustentação. Elas revestem as extremidades dos ossos, impedindo que estes se choquem uns com os outros durante os movimentos. Portanto, é fundamental para impedir o desgaste ósseo e para promover a boa desenvoltura e a saúde articular como um todo.  
    “A cartilagem é um tecido resistente que recobre as extremidades ósseas dentro das articulações. Ela permite que essas mesmas articulações tenham mobilidade livre, o que resulta nos movimentos do nosso corpo”, afirma o ortopedista Mauricio Raffaelli. Além de resistente, a cartilagem tem grande capacidade de amortecimento, o que é crucial na sua função de proteção óssea e articular.  

    Riscos e sintomas do desgaste das cartilagens


    Caso as cartilagens sofram algum problema e não consigam mais exercer seu papel, os ossos perdem a proteção e começam a se deteriorar com o contato direto que não deveria existir. Algumas doenças podem fazer com que isso ocorra,
    como a osteoartrite. Esse quadro é crônico, piora gradualmente e exige tratamento específico para controlar os sintomas.   
    O principal sintoma do comprometimento das cartilagens é a forte dor nas articulações, mas pode haver também inchaço, rigidez e deformidade. Como consequência, os movimentos acabam prejudicados também. “O desgaste das cartilagens causa limitação do movimento da articulação acometida, levando a dificuldade de movimento, dor e deformidades das articulações”.

    Como evitar o desgaste das cartilagens?


    Para evitar o desgaste das cartilagens e deixá-las funcionando corretamente, são necessários alguns cuidados.
    Não se submeter a impactos muito intensos em exercícios e evitar o sobrepeso são alguns exemplos. “Recomenda-se ainda manter as articulações estáveis (sem sair do lugar), além de não sobrecarregá-las (para isso, evitar ganhar peso), e usar protetores de cartilagens (colagens e glicosamina, por exemplo)”, indica o médico.

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes