search
Título

Osteoartrite controlada: como impedir um novo avanço da doença?

Uncategorized

Por

Mesmo sendo uma doença crônica e que piora com o tempo, a osteoartrite pode ser controlada com tratamento específico, de modo a aliviar os sintomas, dando ao paciente uma melhor qualidade de vida. Contudo, se o tratamento for abandonado, os sintomas podem se exacerbar e a degeneração volta a ocorrer de forma mais acelerada.

Cuidados para manter a osteoartrite controlada


Portanto, para impedir um novo avanço da doença, é fundamental manter todos os cuidados que forem necessários. Esses cuidados se relacionam a tudo o que influencia nas articulações e ossos, visto que a doença consiste no desgaste da cartilagem, que é o tecido que fica na extremidade dos ossos com a função de protegê-los e evitar que eles batam uns nos outros durante os movimentos do corpo.  

“Para manter a osteoartrite controlada e dificultar o avanço da doença, deve-se evitar sobrecarga nas articulações, evitar que as articulações saiam do lugar, manter uma musculatura forte ao redor das articulações, usar medicações para dor, manter a articulação funcional e usar protetores articulares”, informa o ortopedista Mauricio Raffaelli.

Fisioterapia e hidroterapia são indicados para o tratamento da osteoartrite


O especialista indica ainda a fisioterapia e a hidroterapia como formas importantes de tratar as dores da osteoartrite. Além disso, recomenda as infiltrações com uso de ácido hialurônico e o uso de protetores de cartilagem (colágeno e glicosamina) para o controle da doença. Vale ressaltar que na
prática de atividades físicas, por mais que estas sejam essenciais, não pode haver alto impacto, pois isso pode gerar o efeito contrário ao desejado.  
“O tratamento da osteoartrite depende também da utilização de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, os quais devem ser utilizados nas crises. Acupuntura e crioterapia são outras alternativas para aliviar a dor, que é um dos principais sintomas do quadro”. Além da atividade física, uma alimentação de qualidade deve ser vista com importância, pois ambas contribuem para a perda de peso, que é fundamental para evitar a sobrecarga nas articulações.  

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes