AchèAchè
search
Título

Mudança de hábitos: quais atitudes você deve mudar no seu dia a dia para reduzir a progressão da osteoartrite?

Doenças dos Ossos

Por

19 de outubro de 2023

Dores, inchaço, sensação de calor e dificuldade para se movimentar estão entre as principais queixas dos pacientes com osteoartrite e podem reduzir a qualidade de vida e autonomia. Se você já se consultou com um médico e iniciou o tratamento com medicamentos, lembre-se que é importante mudar alguns hábitos e atitudes do dia a dia para reduzir a progressão da doença e aliviar seus sintomas.

Segundo o ortopedista Guilherme Falótico, se manter em um peso considerado adequado para seu corpo é uma das medidas que mais ajuda no tratamento. O excesso de peso não só é um fator de risco para o desenvolvimento da osteoartrite, como também pode piorá-la porque sobrecarrega as articulações, especialmente na região do joelho e da coluna.

Sedentarismo pode fazer osteoartrite piorar


O sedentarismo também deve se tornar parte do seu passado. “O paciente deve realizar atividades físicas que visem o fortalecimento muscular e a estabilização articular.
Exercícios leves e de baixo impacto podem ser benéficos porque ativam a musculatura estabilizadora articular”, afirma o profissional. Já exercícios de alto impacto podem provocar o efeito contrário e acelerar a progressão da osteoartrite.
Entre as opções mais recomendadas pelos especialistas estão a natação, a hidroginástica e a musculação, que são atividades que fortalecem os músculos e protegem as articulações do corpo. Você deve evitar corridas, basquete e vôlei, mas antes, converse com seu médico de confiança e tire dúvidas sobre seu quadro.

Fazer sessões de fisioterapia ajuda no tratamento da osteoartrite


Alguns
tipos de terapia também ajudam a impedir o avanço da doença. “A fisioterapia motora pode contribuir para o tratamento, por meio de exercícios de estabilização articular, e a acupuntura pode auxiliar no controle da dor, embora o número de estudos científicos nessa área ainda seja escasso”, diz Falótico.

Há casos de pacientes com osteoartrite que precisam se afastar do trabalho, já que realizam atividades que usam as articulações repetitivamente, atrapalhando o tratamento. Se é o seu caso, talvez esta seja uma medida que você precise implementar.

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Como a osteoartrite nas mãos prejudica a rotina do paciente?

A osteoartrite é uma doença que atinge as articulações do corpo, provocando um desgaste das cartilagens que as revestem e causando deformações nos ossos nos casos mais graves. Essas alterações ósseas são chamadas de osteófitos e são muito frequentes em casos de osteoartrite nas mãos. Trata-se de um problema que pode provocar um quadro de […]

Artigos
Quem tem osteoartrite deve evitar subir muitos lances de escada?

A cartilagem que reveste as superfícies das articulações tem como função evitar que haja atrito entre os ossos. No entanto, o desgaste das cartilagens provocado pela osteoartrite, uma doença degenerativa, leva a um quadro em que há uma progressiva diminuição do amortecimento do impacto produzido pelo movimento do corpo. Será que fazer esforço ao subir muitos […]

Artigos
Que desafios um idoso com osteoporose pode enfrentar durante o período de isolamento social?

As mudanças físicas e mentais impostas pela idade trazem uma série de dificuldades para os idosos e isso não é segredo para ninguém. No entanto, o período de isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus pode aumentar ainda mais os desafios do dia a dia, especialmente para um idoso com osteoporose. Confira! Deixar de fazer exercícios […]

Converse com um dos nossos atendentes