Dores, inchaço, sensação de calor e dificuldade para se movimentar estão entre as principais queixas dos pacientes com osteoartrite e podem reduzir a qualidade de vida e autonomia. Se você já se consultou com um médico e iniciou o tratamento com medicamentos, lembre-se que é importante mudar alguns hábitos e atitudes do dia a dia para reduzir a progressão da doença e aliviar seus sintomas.
Segundo o ortopedista Guilherme Falótico, se manter em um peso considerado adequado para seu corpo é uma das medidas que mais ajuda no tratamento. O excesso de peso não só é um fator de risco para o desenvolvimento da osteoartrite, como também pode piorá-la porque sobrecarrega as articulações, especialmente na região do joelho e da coluna.
Sedentarismo pode fazer osteoartrite piorar
O sedentarismo também deve se tornar parte do seu passado. “O paciente deve realizar atividades físicas que visem o fortalecimento muscular e a estabilização articular. Exercícios leves e de baixo impacto podem ser benéficos porque ativam a musculatura estabilizadora articular”, afirma o profissional. Já exercícios de alto impacto podem provocar o efeito contrário e acelerar a progressão da osteoartrite.
Entre as opções mais recomendadas pelos especialistas estão a natação, a hidroginástica e a musculação, que são atividades que fortalecem os músculos e protegem as articulações do corpo. Você deve evitar corridas, basquete e vôlei, mas antes, converse com seu médico de confiança e tire dúvidas sobre seu quadro.
Fazer sessões de fisioterapia ajuda no tratamento da osteoartrite
Alguns tipos de terapia também ajudam a impedir o avanço da doença. “A fisioterapia motora pode contribuir para o tratamento, por meio de exercícios de estabilização articular, e a acupuntura pode auxiliar no controle da dor, embora o número de estudos científicos nessa área ainda seja escasso”, diz Falótico.
Há casos de pacientes com osteoartrite que precisam se afastar do trabalho, já que realizam atividades que usam as articulações repetitivamente, atrapalhando o tratamento. Se é o seu caso, talvez esta seja uma medida que você precise implementar.
Foto: Shutterstock