Os dias ensolarados do verão são verdadeiros convites para se exercitar ao ar livre. Praticar atividades físicas traz benefícios tanto para a mente quanto para o físico. Diminuem o estresse, o cansaço e a ansiedade, ajudam a combater a depressão e a prevenir contra doenças cardiovasculares. Os exercícios também promovem melhorias no quadro clínico de quem é afetado pela artrose.
Pacientes com artrose podem praticar atividades físicas
A artrose também é conhecida como osteoartrite e osteoartrose. É uma doença caracterizada pela degeneração progressiva da cartilagem, a estrutura responsável pela proteção das articulações. O problema gera dores, inchaço e limita os movimentos da região afetada.
Segundo o ortopedista Roberto Ranzini, “todos os exercícios de fortalecimento muscular ou de resistência promovem estabilização e, consequentemente, uma diminuição do progresso do desgaste articular”. O primeiro grupo de exercícios promove o ganho de massa muscular, enquanto o segundo trabalha com um maior número de séries e repetições.
Hidroginástica é indicada para o tratamento da artrose
Para o verão, duas excelentes opções de atividades físicas voltadas para o combate da artrose são a hidroginástica e a natação. São exercícios que ajudam a relaxar e a aliviar o calor, fortalecem a musculatura e protegem as articulações. Elas também mantêm a flexibilidade do corpo, atacando uma das principais consequências da doença.
Entretanto, algumas atividades devem ser evitadas por piorarem o desgaste das articulações. É o caso de exercícios que provocam impacto no esqueleto, como a corrida. Ranzini aconselha a escolher com cuidado: “Como os exercícios aeróbicos são muito importantes para a saúde do corpo, devemos praticar aqueles que causam menos impacto, como a bicicleta.”