search
Título

Você sabia que hidroginástica fortalece a musculatura e os ossos?

Doenças dos Ossos
Sintomas

Por

Na busca por um corpo saudável, a prática de atividades físicas é sempre recomendada pelos médicos. Ela proporciona benefícios não só para a saúde física, mas também para a mente, ajudando o cérebro a pensar com mais clareza e trabalhando a memória. Mas, se seu objetivo é o fortalecimento dos músculos e ossos, existe um tipo de exercício especialmente eficaz: a hidroginástica.

Os benefícios da hidroginástica

“A hidroginástica é uma atividade física completa que promove não só o fortalecimento muscular, como também o trabalho cardiorrespiratório”, afirma o ortopedista Roberto Ranzini. Ela é indicada para pacientes com dificuldades de locomoção, problemas na coluna, sobrepeso e obesidade.

Nas piscinas, podem ser utilizados diferentes tipos de aparelhos e pesos para auxiliar no trabalho de fortalecimento e contribuir para aumentar a resistência dos músculos, por meio dos movimentos embaixo d’água. A hidroginástica também ajuda a emagrecer e é uma excelente alternativa nos meses de calor intenso.

Faz bem para os ossos

O esqueleto também é beneficiado com a hidroginástica, especialmente se combinada com a exposição à luz solar e ao consumo adequado de cálcio e vitamina D, principais formas de tratamento e prevenção contra a osteoporose. As diversas forças que são feitas dentro da água e a movimentação do corpo proporcionam resistência e evitam sobrecarga dos ossos.

A maioria das pessoas pode se exercitar nas piscinas sem qualquer problema, mas segundo Ranzini, a hidroginástica tem algumas contraindicações: “As contraindicações são somente aquelas relacionadas ao contato com a água, como problemas de pele, ouvido, cabelo e intolerância ao cloro ou problemas respiratórios, como alergias.”

 

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes