AchèAchè
search
Título

Como atletas podem fazer para se prevenir da artrose?

Doenças dos Ossos
Sintomas

Por

19 de outubro de 2023

Atletas se submetem constantemente a atividades físicas de alta intensidade e, por isso, correm maior risco de desenvolver artrose, que nada mais é do que o desgaste da cartilagem que protege os ossos. Estes indivíduos precisam, então, trabalhar bastante o fortalecimento do corpo para aguentar o impacto dos movimentos sem prejudicar as articulações.

Conforme explica o ortopedista Vinícius Magno, a adequação do peso corporal, o fortalecimento muscular e um bom acompanhamento nutricional e endocrinológico são essenciais para o atleta que deseja manter a longevidade de suas articulações. “Alguns trabalhos têm demonstrado que a sobrecarga nos treinos de alto impacto pode ser um fator de risco independente em modalidades esportivas como handebol e futebol. Vale, então, observar este aspecto e cadenciar o treinamento sob a supervisão de um especialista”.

Modos de combater o desgaste da cartilagem


O médico comenta ainda que o risco de desenvolver artrose é cerca de 30 a 40% maior em praticantes de esportes, independentemente de outros fatores de risco para a doença. “Esses fatores seriam obesidade, despreparo muscular, passado de lesões articulares (especialmente aquelas que afetam a estabilidade), desnutrição e existência de alterações hormonais”.

Dentre as alternativas menos invasivas para tratar a osteoartrite, estão o fortalecimento muscular, as órteses de estabilização dinâmica e o uso de medicações condroprotetoras, que ajudam a desacelerar o desgaste da cartilagem, protegendo as articulações. “Já em atletas com elevada demanda biomecânica, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica para a estabilização articular (reconstrução de ligamentos e/ou realinhamento articular), ou retirada de ‘corpos livres’”, completa o médico.

Redução nos treinos e dieta apropriada para vencer a artrose


Como a cartilagem é um tecido que não se regenera, uma lesão no local acaba sendo encarada pelos médicos como irreversível. Neste caso, o atleta deve controlar os fatores de risco que podem agravar o problema. “A redução na intensidade dos treinos acaba sendo uma realidade para o atleta que enfrenta uma lesão de cartilagem e o fator determinante na adequação do treino acaba sendo a dor, especialmente quando ele ainda luta contra outras mazelas do envelhecimento”.

Ter uma dieta adequada é outra forma dos atletas evitarem e enfrentar a artrose. “Uma boa ingestão de proteínas possibilita a regeneração celular adequada, garantindo músculos saudáveis e aptos a responder ao recrutamento nos programas de estabilização das articulações. Da mesma forma, uma quantidade apropriada de colágeno e vitamina C possibilita a síntese eficaz da matriz contida nas cartilagens e tecidos conjuntivos, estes últimos os principais elementos integrantes das articulações”.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Osteoporose: Quais são as consequências de uma fratura para um paciente idoso?

As fraturas ósseas são consideradas a principal complicação da osteoporose, doença que enfraquece os ossos a ponto de torná-los suscetíveis a quebras. Essas fraturas atrapalham a rotina de qualquer pessoa, mas nos idosos, elas podem ser mais graves, causando sérios prejuízos à saúde. Confira as consequências das fraturas na terceira idade. Hospitalização é uma das consequências […]

Artigos
Por que fraturas de punho são comuns em quadros de osteoporose?

As fraturas são o principal risco associado à osteoporose, pois podem comprometer significativamente a qualidade de vida e até mesmo ser fatais para os pacientes idosos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, a doença provoca fraturas em 60% das mulheres e 30% dos homens com mais de 60 anos de idade. […]

Artigos
Compressas quentes ou frias podem ajudar a aliviar a dor causada pela artrose?

Está com dores nas articulações das mãos, dos joelhos, do fêmur ou da coluna? Preste atenção, pois estas são as regiões mais atingidas pela artrose. Também chamada de osteoartrite, é a doença reumática mais comum, com 80% a 90% das pessoas apresentando sinais a partir dos 40 anos. Regiões mais sensíveis à artrose Na coluna, […]

Converse com um dos nossos atendentes