Inchaço, rigidez, sensação de calor e dores nas articulações são os principais sintomas da artrose. A doença também é conhecida como osteoartrose e osteoartrite e afeta a cartilagem que reveste as articulações, podendo dificultar a movimentação do corpo. Procurar tratamento para a artrose é importante para aliviar as dores causadas pela doença, já que a tendência é que o quadro piore com o passar do tempo.
Fisioterapia alivia a dor da artrose
Diversas terapias podem ajudar a reduzir a dor da artrose. “Fisioterapia pode ajudar muito com a melhora da dor diretamente, além da possibilidade de melhora da musculatura que também faz com que a dor diminua”, explica o ortopedista Rodrigo Medeiros. Terapias ocupacionais devem ser consideradas, para que o paciente consiga realizar atividades do dia a dia com mais facilidade, mesmo com a doença.
Segundo o especialista, cada articulação afetada pela artrose deve receber um tratamento específico. Em cada caso, é possível combinar diferentes abordagens, visando resultados mais eficientes. Junto às terapias, o médico pode receitar medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios, além de recomendar mudanças no estilo de vida do paciente. Além disso, existem produtos voltados para a proteção da cartilagem que reveste as articulações, os chamados condroprotetores, que ajudam a desacelerar o processo de desgaste.
Infiltrações e cirurgias podem ser necessárias no tratamento da artrose
Dr. Medeiros defende ainda recorrer a infiltrações. “Atualmente, o uso do ácido hialurônico tem demonstrado bons resultados. As aplicações dessa substância costumam melhorar a dor por até um ano, podendo ser reaplicado sempre que necessário”, afirma o ortopedista. O ácido hialurônico é produzido naturalmente nas articulações e atua como uma espécie de amortecedor e lubrificante.
Se nenhuma das medidas de tratamento funcionar adequadamente, é possível que o paciente precise recorrer a uma cirurgia chamada de artroplastia, que substitui partes danificadas da articulação por próteses. Segundo o médico, o procedimento ajuda a corrigir deformidades e a garantir resultados duradouros, com a melhora da dor e da qualidade de vida por muitos anos.
Foto: Shutterstock