search
Título

Quem tem osteoartrite pode praticar esportes?

Doenças dos Ossos

Por

Como a osteoartrite é uma doença crônica de desgaste gradual da cartilagem articular, é necessário ter bastante cuidado com todo esforço físico que possa vir a ser realizado. Mesmo assim, a prática de exercícios é recomendada como método de tratamento do quadro, tanto para fortalecer a musculatura, quanto para evitar o sobrepeso, pois assim se aumenta a proteção das articulações.
“Quem tem osteoartrite deve praticar esportes e exercícios em geral, porém é fundamental optar pelas atividades de baixo impacto. Recomenda-se priorizar os alongamentos e fortalecimento muscular”, aponta o ortopedista Túlio Cardoso. Portanto, esportes de alto impacto, como futebol e vôlei, devem ser evitados para que não haja risco de complicações.

Atividades físicas recomendadas para quem tem osteoartrite


Dentre as modalidades esportivas e exercícios físicos em geral mais recomendados para quem tem osteoartrite, o médico recomenda as
atividades na água, como hidroginástica e natação, além de alongamentos, pilates e musculação. Também ortopedista, o Dr. Gualter Azevedo ressalta que a escolha das modalidades vai depender do tipo e do grau da osteoartrite.
“Um paciente com osteoartrite pode e deve praticar esportes, porém não é qualquer exercício que está indicado. De maneira geral, caminhada em terreno plano praticamente não tem contraindicações, então é uma boa escolha. Aulas de ginástica com pouco peso e orientadas pelo seu médico também são extremamente benéficas e ajudam a melhorar a função e diminuir a dor”, explica o Dr. Gualter.

Atenção à falta de estímulo articular


De acordo com o Dr. Túlio, a prática esportiva e física como um todo deve ser sempre incentivada nos casos de osteoartrite, pois o sedentarismo contribui para o desgaste e fragilidade articular. “
Uma articulação artrítica tende a manter postura antálgica por retração dos músculos, tendões e cápsula articular. Com isso ocorre o enfraquecimento progressivo associado ao desuso”.  

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes