Doença que provoca a degeneração das articulações, a osteoartrite pode levar a deformações na estrutura óssea das regiões afetadas. Sua instalação é lenta e os sintomas podem levar até anos para surgir. O tratamento deve ser iniciado assim que o paciente receber o diagnóstico, já que as complicações da doença podem demandar cirurgias e causar a redução da mobilidade do indivíduo.
Os melhores tipos de exercícios
Além do uso de medicamentos, o tratamento da osteoartrite passa necessariamente pelo combate ao sedentarismo. “A prática de exercícios físicos melhora a qualidade de vida. A fisioterapia e a reabilitação são interessantes para impedir que as articulações fiquem rígidas e para mantê-las funcionando normalmente”, explica o ortopedista Eduardo Vieira.
O médico afirma ainda que exercícios na água e exercícios leves de carga também produzem benefícios para pacientes com osteoartrite. Eles permitem desenvolver um bom condicionamento físico sem provocar impactos nas articulações. A musculação, por sua vez, ajuda a fortalecer os músculos e trabalha a postura.
Esteja sempre acompanhado
É importante que cada paciente realize as atividades físicas sob a supervisão de um profissional capacitado. Se feitos erroneamente, os exercícios podem atrapalhar o tratamento. “Se as articulações forem sobrecarregadas demais, principalmente durante uma inflamação, os exercícios podem causar dor e trazer mais prejuízos que melhoras dos sintomas”, destaca Vieira.
Segundo o ortopedista, é preciso que essas atividades sejam feitas junto ao tratamento medicamentoso e a outras medidas. O paciente deve diminuir o processo inflamatório para somente depois iniciar a prática de exercícios – alguns deles não são recomendados. O especialista, por exemplo, diz que não recomenda que pessoas com osteoartrite façam atividades que envolvam corridas e saltos.