A osteoartrite é uma doença reumática que provoca o desgaste da cartilagem e das articulações do corpo, gerando possíveis alterações na estrutura óssea. O joelho é uma das áreas mais atingidas pelo problema, que é capaz de trazer prejuízos ao indivíduo, como dificuldades em se locomover.
A dor e outros problemas
Os sintomas da osteoartrite costumam aparecer lentamente. A presença de líquido na região afetada é um dos mais comuns. Inicialmente, a dor surge na hora se movimentar e, geralmente, desaparece quando o corpo está parado, mas o quadro piora com o passar do tempo.
Com o avanço da osteoartrite, as dores passam a ser constantes. Segundo o ortopedista Tulio Pereira Cardoso, subir as escadas e até mesmo andar são exercícios que se tornam quase impossíveis de realizar, prejudicando o desempenho no trabalho, já que muitos funcionários são afastados por causa da doença.
Como reduzir a dor
Para reduzir a dor sentida pelos pacientes, algumas medidas podem ajudar. “Uso de analgésicos e anti-inflamatórios, por um curto período, e corticoides com supervisão médica”, exemplifica Cardoso. Ele também lembra as medicações chamadas de modificadores da osteoartrose (DMOA), que protegem a cartilagem remanescente e ajudam a lubrificar e a nutrir.
O ortopedista também recomenda a prática de atividades físicas: “Muito melhor que a inatividade são os exercícios moderados e supervisionados por profissionais da área de fisioterapia e educação física. Eles são fundamentais para a melhora dos sintomas, da qualidade de vida e na ‘desaceleração’ da progressão da doença.”