Osteoartrite: exercícios para fazer em casa para complementar tratamento


  • +A
  • -A
Imagem do post Osteoartrite: exercícios para fazer em casa para complementar tratamento

O desgaste gradual da cartilagem que protege as articulações e ossos é típico da osteoartrite, doença crônica que demanda tratamento por toda a vida para retardar e amenizar os efeitos negativos que provoca na sua saúde. A prática de exercícios físicos faz parte do tratamento e pode ser muito útil como complemento. E você pode fazer isso dentro de casa!

Benefícios de exercícios recomendados para você que tem osteoartrite


“Realizar ou não exercícios físicos para o tratamento da osteoartrite depende da causa da doença.
Em algumas situações, o repouso é a melhor opção. Porém, pode-se dizer que, no geral, atividades como alongamento articular e outras mais leves, como o pilates, costumam aliviar sintomas articulares dolorosos”, aponta o ortopedista Mauricio Raffaelli. Fora de casa, caminhada e hidroginástica também são práticas muito indicadas.

De acordo com o especialista, esses exercícios te auxiliam a progredir no tratamento das seguintes maneiras: melhoram a lubrificação articular, aumentam a produção das substâncias do corpo que trabalham na diminuição da dor (endorfinas, por exemplo) e mantém as articulações congruentes, fazendo com que a cartilagem tenha melhor proteção.

Tratamento padrão de osteoartrite e práticas físicas a serem evitadas


Sem contar com esses exercícios específicos, o tratamento padrão da osteoartrite é composto por analgesia (com medicações para tirar a dor), crioterapia (gelo local) e, eventualmente, uso de anti inflamatório. “Além disso, tratar doenças específicas que causam a osteoartrite é uma forma de cuidar do problema indiretamente”.

Apesar da prática de atividade física ser importante no tratamento da osteoartrite, você deve evitar alguns esforços e exercícios para não desgastar ainda mais cartilagem, articulações e ossos. Movimentos repetitivos e que sobrecarregam uma parte específica do corpo, assim como atividades de alto impacto e com carga excessiva são exemplos disso.

Dr. Mauricio de Paiva Raffaelli é ortopedista, traumatologista e especialista em cirurgia de ombro e cotovelo e atende em São Paulo. CRM-SP: 101523

Foto: Shutterstock

TAGS
dores-no-corpo
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Osteoartrite: exercícios para fazer em casa para complementar tratamento"

Carmem

Foi muito esclarecedor para mim , devo ficar em repouso até a crise aguda passar.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.