search
    Título

    Por que o joelho inchado é um sintoma comum da osteoartrite?

    Uncategorized

    Por

    A osteoartrite é uma doença crônica que atrapalha a saúde óssea e articular, causando a degradação da cartilagem que reveste as articulações do corpo. “Os pacientes portadores de osteoartrite podem apresentar episódios de inchaço nas articulações acometidas, principalmente nos joelhos. Isso pode prejudicar a mobilidade e atrapalhar suas atividades diárias“, afirma a reumatologista Fernanda Calil.

     

    Inchaço e rigidez articular são sintomas da osteoartrite

     


    O motivo para o sintoma ser tão comum é o grande esforço realizado para manter o corpo de pé e se movimentando, o que sobrecarrega o joelho e faz com que esta área seja uma das mais atingidas pela osteoartrite. Acompanhando o inchaço, o paciente também pode apresentar dor e rigidez e se queixar de sensação de calor no local.

    No entanto, a doença também costuma se manifestar em outras partes do corpo, como cita a profissional: “As articulações mais afetadas pela osteoartrite, em geral, são os joelhos, mãos, coluna, quadris e pés”. Na coluna, por exemplo, o problema pode comprimir estruturas importantes e comprometer a capacidade de locomoção.

     

    É possível reduzir o inchaço nos joelhos?

     


    Para reduzir o inchaço, é necessário procurar um reumatologista para diagnosticar a doença e
    iniciar o tratamento mais adequado para o caso. Medicações anti-inflamatórias podem ser utilizadas neste sentido. “Outra medida eficaz é a perda e o controle do peso corporal, que está relacionado a uma maior sobrecarga sobre a articulação afetada”, recomenda a especialista.

    Outro tipo de medicamento bastante utilizado são os condroprotetores. Estas medicações têm como objetivo diminuir a degradação da cartilagem que protege as articulações. Assim, torna-se possível frear o avanço da osteoartrite e prevenir o surgimento de deformações articulares, mais frequentes em casos graves. Muitos pacientes também são aconselhados a iniciar a prática de atividades físicas para fortalecer a musculatura, aumentando o suporte nas articulações.

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes