search
Título

Conheça exercícios simples que podem ajudar a aliviar a dor nas articulações

Uncategorized

Por

As dores causadas por problemas nas articulações, como a osteoartrite, podem afetar negativamente o dia a dia, impedindo qualquer pessoa de trabalhar e até de se movimentar com liberdade dentro de casa. A realização de exercícios físicos simples pode ajudar quem sofre com esse tipo de dor e é uma das medidas mais indicadas pelos médicos.
“A prática regular de atividades físicas direcionadas é uma pedra fundamental na abordagem das doenças musculoesqueléticas. Para algumas delas, os exercícios são considerados superiores ao uso de medicações para a recuperação e o controle da dor”, afirma a reumatologista Thaysa Passalini.

Exercícios podem aliviar dor nas articulações durante a rotina de trabalho


Segundo a especialista, terapeutas, médicos e educadores físicos podem recomendar
exercícios de alongamento e de fortalecimento muscular, que podem ser feitos por qualquer paciente, utilizando períodos curtos de até cerca de dez minutos por dia. Um exemplo simples de exercício de alongamento é permanecer de pé e esticar os braços para cima e depois até o dedão do pé. Para a musculatura, levantar pesos leves e simular subir uma escada são úteis.
Essas atividades podem ser feitas em um breve intervalo durante o expediente de trabalho. “Ao longo do dia é importante tirar um intervalo para realizar exercícios de alongamento, principalmente para pessoas que trabalham sentadas ou na mesma posição por muito tempo“, explica a reumatologista Fernanda Calil.

Quais são os benefícios da musculação e do alongamento?


O alongamento prepara o corpo para a atividade física e reduz, ao mesmo tempo, a pressão na cartilagem da articulação e o risco de lesões. Já os
exercícios que trabalham a musculatura evitam o desgaste da cartilagem articular e ajudam a proteger os ossos. Entretanto, Thaysa faz uma ressalva: “É importante que, ao menos no início, um profissional oriente o paciente, porque ele estará atento a erros de execução e de postura e também à progressão dos resultados desejados”.
Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes