Adotar um estilo de vida saudável é uma das principais formas de controlar e de se prevenir de diversos problemas de saúde, como hipertensão e diabetes. O que nem todas as pessoas percebem, no entanto, é que essas atitudes e hábitos que ajudam a viver melhor não resultam apenas em uma boa saúde física. Eles podem te auxiliar também a manter um bem-estar mental e são essenciais para o tratamento do seu transtorno psiquiátrico.
“Um estilo de vida saudável é importante na eficácia do tratamento das doenças mentais. Alimentação adequada, atividade física e sono são importantes para o sistema nervoso central, assim como para o restante do corpo”, afirma a psiquiatra Érika Mendonça de Morais.
Alimentação saudável faz parte de tratamentos psiquiátricos
As , por exemplo, não são difíceis de perceber, tanto no curto quanto no longo prazo: apatia, tristeza, ansiedade, irritabilidade e outras mudanças de humor que podem atrapalhar o controle de seu transtorno.
Uma alimentação balanceada também deve ser um dos pilares do seu tratamento. “O corpo precisa de nutrientes adequados para fabricar neurotransmissores, para uma boa comunicação entre os neurônios e também de uma boa vascularização para que o cérebro receba sangue adequadamente”, explica a médica.
Atividades físicas reduzem níveis de estresse e ansiedade
Quando praticados com regularidade, os exercícios físicos também influenciam o sucesso do controle de um transtorno mental. Uma de suas ações é diminuir o nível de ansiedade e estresse. “Atividade física age melhorando a circulação sanguínea como um todo, liberando endorfinas, substâncias que dão sensação de bem-estar, e reduzindo o cortisol, hormônio liberado pelo corpo em situações de estresse”, diz Érika.
Por outro lado, o uso de drogas, tanto lícitas quanto ilícitas, pode se tornar um dos principais obstáculos durante seu tratamento e comprometer todo o progresso feito até agora. Álcool, tabaco e maconha, por exemplo, são substâncias que agem diretamente em várias vias do sistema nervoso central que estão implicadas nos sintomas psiquiátricos, segundo a especialista. Por isso, procure ajuda para abandonar esses hábitos, se necessário, e passe a perseguir um estilo de vida mais saudável, tanto para seu corpo quanto para sua mente.
Foto: Shutterstock