Entenda porque a depressão não tratada pode levar ao excesso de álcool e drogas


  • +A
  • -A
Imagem do post Entenda porque a depressão não tratada pode levar ao excesso de álcool e drogas

A depressão é um dos distúrbios psiquiátricos que mais afeta pessoas atualmente. Somente no Brasil, a doença, que recebeu a alcunha de mal do século, já atingiu mais de 11 milhões de pessoas. O problema muitas vezes não é levado a sério, sendo considerado por muitos como uma “frescura”. No entanto, é fundamental procurar ajuda de um profissional para o tratamento.

Combinação perigosa

Caso a depressão não seja tratada, ela pode levar ao excesso do consumo de álcool e outras drogas, especialmente nos jovens. O álcool promove o alívio momentâneo dos sintomas da depressão, como a tristeza, angústia e distúrbios do sono. No entanto, o abuso dessa substância pode gerar um ciclo vicioso e piorar a doença.

“Além do uso de substância piorar a depressão, o paciente desenvolve duas patologias simultaneamente e não trata nenhuma das duas. Uma vez usando o álcool excessivamente, ele terá mais dificuldade em buscar ou aderir ao tratamento”, explica o psiquiatra Miguel Angelo Boarati. De acordo com o profissional, muitos estudos mostram a relação entre o abuso de álcool, a depressão e o suicídio.

Outras doenças podem surgir 

A gravidade da situação não acaba aí. Segundo o psiquiatra, não é incomum a associação entre álcool e depressão propiciar o desenvolvimento de outros transtornos, como transtornos de ansiedade, de personalidade ou psicóticos, o que acaba tornando o tratamento não só mais necessário, como mais difícil.

“É uma situação mais grave e exigirá um tratamento mais intensivo, com a inclusão da família no processo terapêutico. As chances de recaídas serão maiores, ou seja, o paciente pode apresentar uma resposta insatisfatória ou uma piora do quadro”, explica Boarati. O tratamento, que envolve medicações e terapia, deve ser feito com serviços especializados no abuso e dependência de substâncias e foco na depressão.

Dr. Miguel Angelo Boarati é psiquiatra formado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP e atende em São Paulo. CRM-SP: 85105

TAGS
depressao
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Entenda porque a depressão não tratada pode levar ao excesso de álcool e drogas"

Marisa Mesquita

Entendo como muito importante informaçoes a respeito da Saúde Mental, porque por incrivel que pareça em pleno século XXI, o preconceito em relação as doenças mentais é enorme.Parabéns Miguel Boarati, excelente trabalho!Um abraço!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.