AchèAchè
    search
    Título

    Qual é o papel do colágeno nas articulações?

    Doenças dos Ossos
    Sintomas

    Por

    O colágeno é a classe mais comum de proteínas do organismo humano. É fundamental para as articulações, pois faz parte da estrutura molecular da cartilagem, estrutura vital para proteção dos ossos durante os movimentos. Logo, a carência de colágeno compromete a integridade da cartilagem e, consequentemente, dos ossos e articulações.
    A falta de colágeno pode levar a diversas manifestações, visto que a proteína está presente em praticamente todos os tecidos corporais. Portanto, pode provocar alterações não apenas na estrutura osteo-articular, mas também na parte muscular e cutânea”, informa o ortopedista Guilherme Falótico.

     

    Colágeno é produzido pelo organismo, mas pode ser obtido também na alimentação

     

    Segundo o especialista, o colágeno é produzido de forma endógena pelo nosso organismo e pode também ser obtido pela ingestão de substâncias que o contenham no formato hidrolisado (aquele que sofre pequena modificação na sua estrutura molecular com adição de moléculas de água). Na alimentação, o colágeno pode ser encontrado em carnes vermelhas e brancas, queijo, ovo, gelatina e geleia de mocotó.

     

    Efeitos variados da carência de colágeno no organismo

     

    Existem diversos tipos de colágeno, sendo que cada um possui uma função estrutural específica (elasticidade, resistência, textura, entre outras). Por isso, a deficiência dessa proteína compromete diversas frentes do organismo. “Pode haver queda de cabelo, perda da qualidade de cabelos e unhas, perda da qualidade e resistência óssea, estrias, perda de elasticidade e resistência da pele, entre outros”, afirma Maldonado.

     

     

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes