search
    Título

    Qual o papel da vitamina C na síntese de colágeno?

    Uncategorized

    Por

    O colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelo organismo e é muito importante para a formação e manutenção do corpo humano. Sua atuação começa na pele, ajudando a estruturá-la e dando firmeza e elasticidade, chegando ainda a outros tecidos e garantindo a integridade de tendões, músculos, ligamentos e articulações.

    Vitamina C atua na produção de colágeno


    Mas, para que a produção do colágeno ocorra sem problemas, existe uma substância que não pode faltar. “O ácido ascórbico ou simplesmente vitamina C é essencial para a biossíntese do colágeno. Ela é de fundamental importância para a formação das fibras colágenas, que estão presentes em todos os tecidos do corpo”, afirma a nutricionista Daniella Chein.

    Sem uma quantidade adequada de vitamina C, a produção de colágeno fica prejudicada, assim como a firmeza e a união das células dos ossos e músculos, por exemplo. Além disso, esse nutriente ajuda o corpo a se proteger contra vários problemas de saúde: “A ação da vitamina C vai desde o combate a resfriados, gripes e outras viroses até a prevenção do câncer e de outras doenças degenerativas.”

    Frutas cítricas são ricas em vitamina C


    Para garantir a atuação do colágeno e da vitamina C, é importante manter uma alimentação rica neste nutriente. “Todas as frutas ácidas, como limão, laranja e kiwi, apresentam elevado valor de vitamina C em sua composição. O ideal é o consumo imediato, já que o oxigênio volatiliza a substância em 20 minutos e o faz perder o poder de ação”, explica a profissional.

    Quando, por algum motivo, há deficiência de vitamina C no organismo, é possível fazer a suplementação por meio de cápsulas. Mas, segundo Daniella, o organismo consegue absorver apenas 300 gramas por vez. O excesso é transportado até os rins e pode sobrecarregar o órgão. A nutricionista afirma ainda que o ideal é que o consumo do nutriente seja feito por meio de fontes verdadeiramente naturais.

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes