Quando se fala em cálcio, a maior parte das pessoas pensa logo no leite e seus derivados, já que estes alimentos são fontes ricas no nutriente. No entanto, eles não são os únicos alimentos a oferecer esse mineral. Inclusive, de acordo com a nutricionista Ranay Tavares, é possível manter uma dieta diária de cálcio adequada sem o consumo de laticínios.
“É possível obter as quantidades diárias de cálcio sem laticínios desde que haja o acompanhamento nutricional, já que é necessária uma alimentação bastante variada e rica em alguns alimentos específicos, como gergelim, sardinha, folhas verde escuras (agrião, espinafre, brócolis), aveia, soja, entre outros”, afirma Ranay. “Além disso, deve ocorrer o monitoramento para avaliação de suplementação”.
Suplementação de cálcio e ingestão de outros nutrientes que ajudam na sua absorção
Segundo a especialista, mesmo nos casos de suplementação de cálcio é necessário manter um plano alimentar favorável à saúde do organismo, pois a quantidade necessária a ser suplementada depende do grau da deficiência apresentada e da finalidade do tratamento. “É fundamental manter uma alimentação saudável e variada sempre para alcançar as quantidades adequadas de todos os nutrientes”, explica a nutricionista.
Ranay ressalta ainda que a absorção de cálcio depende da presença de alguns nutrientes, como a vitamina D, que aumenta em mais de 90% a absorção intestinal de cálcio, além da ausência de outros, como o ferro e os fitatos, que reduzem a absorção do mineral. Portanto, é necessário estar atento à alimentação de forma geral para permitir que os benefícios de todos os nutrientes sejam plenamente aproveitados pelo organismo.
Variação de laticínios para obter cálcio também é importante
Consumir cálcio por meio de uma dieta variada é importante e essa mesma variação vale também apenas no caso dos laticínios. “Não é necessário usar apenas um laticínio para obter o cálcio. O mais adequado é variar a ingestão. Por exemplo, você pode tomar um copo de iogurte no café da manhã, um copo de leite no lanche da tarde e uma fatia de queijo na ceia”, recomenda a nutricionista.
Foto: Shutterstock