search
    Título

    Intolerante à lactose? Confira outras opções de alimentos ricos em cálcio para incluir em sua dieta

    Doenças dos Ossos
    Sintomas

    Por

    Também conhecida como hipolactasia, a intolerância à lactose é um transtorno do metabolismo que impede a digestão apropriada de alimentos derivados do leite, pois o organismo não consegue quebrar a lactose, o açúcar presente nesses alimentos. Listamos alguns dos sintomas enfrentados por quem é intolerante à lactose e citamos alguns alimentos que servem de alternativa para uma dieta saudável, sem prejuízo na obtenção de cálcio

    Saiba identificar se você é intolerante à lactose

    O primeiro passo para saber se alguém tem intolerância à lactose é ficar de olho em alguns dos sintomas mais corriqueiros. “Desconforto abdominal, flatulência, diarreia, cólicas intestinais e sintomas semelhantes a alergias respiratórias em alguns casos”, aponta a nutricionista Caroline Codonho.

    A especialista, no entanto, diz que ainda não se sabe o que leva uma pessoa a adquirir esta intolerância. “Ainda não são claros os mecanismos da deficiência da enzima lactase nos humanos, a única analogia que podemos fazer é que apenas os humanos são os únicos mamíferos que ainda consomem leite na vida adulta”, explica a nutricionista.

    Alimentos alternativos para absorção de cálcio

    O que fazer então? Como contar com o cálcio no organismo sem precisar do leite? Não é o fim do mundo, já que existem outras alternativas à altura. “Alimentos de origem vegetal são ótimas opções para adquirir cálcio também, além disso, a biodisponibilidade desse nutriente é bastante elevada quando comparada com a do leite. Brócolis, gergelim e couve, por exemplo, são boas fontes vegetais de cálcio”, completa a nutricionista.

    Além disso, existem versões do leite especialmente desenvolvidas para quem tem intolerância, já sem a lactose, por isso, não existe desculpa para não consumir sua dose diária recomendada de cálcio!

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes