search
    Título

    Fortalecimento dos ossos: como funciona a relação do cálcio com a vitamina D?

    Uncategorized

    Por

    Já é sabido que a vitamina D e o cálcio são as substâncias essenciais para quem deseja prevenir e tratar da saúde dos ossos. No entanto, como funciona essa relação? Uma precisa da outra para agir no organismo? O ortopedista Marcos Britto explica como o corpo as metaboliza e concede dicas essenciais para o fortalecimento ósseo. Confira!

    Cálcio: importante mineral para o fortalecimento dos ossos

    Assim como a vitamina D, o cálcio tem um papel importante na manutenção da saúde óssea. No entanto, o mineral só é metabolizado pelo organismo e cumpre esse papel quando a vitamina D está presente. “Ele é absorvido no intestino, e quem media isso é a vitamina D. Ou seja, na ausência dela, o cálcio não é absorvido pelo corpo, mesmo se ingerido na forma de suplementos”, atenta.

    Vitamina D: hormônio necessário para a saúde óssea

    Diferentemente do que muitos acham, a vitamina D é um hormônio. “Sua produção acontece nas camadas mais profundas da pele, mas somente se o indíviduo estiver exposto aos raios ultravioleta do sol”, afirma. Portanto, o banho de sol é mais do que essencial para a produção dessa vitamina. “Recomendo exposição de 15 a 20 minutos, antes das 10h e depois das 16h e sem filtro solar, pois o produto bloqueia os raios UVA”, recomenda.

     

    Suplementação de vitamina D e cálcio é uma solução

    Caso você não possa se expor ao sol para captar vitamina D e, consequentemente, metabolizar o cálcio, a sugestão do médico é adotar suplementos. “Existem medicamentos orais que possuem cálcio e vitamina D em suas fórmulas. Com seu uso, o indivíduo volta a produzir massa óssea mesmo se não puder expor-se ao sol”, indica, recomendando uma consulta com seu médico ortopedista para ter um diagnóstico preciso do seu caso e a prescrição correta.

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes