É possível impedir que uma osteopenia se desenvolva para uma osteoporose?

  • +A
  • -A

A osteopenia é o primeiro sinal de que há algo de errado com os ossos. Essa condição é considerada uma fase anterior à osteoporose. Ou seja, já existe uma perda óssea, mas ela não é tão grave a ponto de ser caracterizada como osteoporose. Ao receber o diagnóstico, médico e paciente devem correr contra o tempo para impedir que a condição progrida

Osteopenia pode ser freada com as medidas certas


Segundo o ortopedista Felipe Viana, a osteopenia pode evoluir para osteoporose
caso não seja identificada e tratada: “Com o envelhecimento, nosso corpo perde massa óssea progressivamente, chegando a níveis de ‘enfraquecimento’ ósseo mais importantes em alguns casos, denominados osteopenia ou osteoporose, dependendo da gravidade”. 

O diagnóstico de osteopenia é feito a partir da realização de um exame conhecido como densitometria óssea. Para a condição, os valores esperados devem estar entre -1 e -2,5 na escala T-score. “Valores menores que -2,5 caracterizam a osteoporose. Valores mais baixos de densidade mineral representam maior risco de fraturas, ou seja, é um caso de osteoporose ‘mais grave'”, alerta o especialista. 

Praticar exercícios físicos é fundamental para evitar a osteoporose


A partir do diagnóstico, é importante conhecer os hábitos e fatores que podem levar um caso de osteopenia a se tornar osteoporose e evitá-los. “Sedentarismo, tabagismo, dieta pobre em cálcio e ingestão excessiva de cafeína podem contribuir para a perda acelerada de massa óssea”, cita Dr. Viana. 

Além disso, vale destacar também a importância de se expor diariamente à luz solar, por 15 ou 20 minutos. O contato do sol com a pele ajuda a produzir a vitamina D, que tem papel fundamental no aproveitamento do cálcio pelo corpo. Entre os exercícios físicos, a musculação e atividades na água, como hidroginástica, são muito indicadas. 


Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Felipe Viana

Dr. Felipe Viana

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 65259 / MG

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "É possível impedir que uma osteopenia se desenvolva para uma osteoporose?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.