Musculação ou exercícios aeróbico: Quais são os mais indicados para ajudar no tratamento da osteoporose?

  • +A
  • -A

A prática regular de atividade física é imprescindível no tratamento da osteoporose. Os exercícios ajudam o paciente a desenvolver as articulações, a flexibilidade, o equilíbrio e a desenvoltura corporal, além de fortalecer a musculatura. Tudo isso é essencial para proteger os ossos de impactos e diminuir as chances de quedas que, em alguns casos, podem ser fatais. 

No entanto, por mais que os exercícios sejam importantes aliados, é preciso escolher bem a modalidade e saber dosar adequadamente a intensidade e as cargas, pois atividades exageradas podem gerar o efeito oposto ao esperado. Entre as possibilidades de exercícios, destacam-se os aeróbicos, como corrida e natação; e os anaeróbicos, aqueles de alta intensidade e curta duração, como a musculação. 

Exercícios aeróbicos são mais indicados no tratamento da osteoporose


“O exercício aeróbico é o que usa oxigênio no processo de geração de energia dos músculos. Este tipo de atividade
trabalha grandes quantidades de músculos (grupos musculares) de forma rítmica. Andar, correr, nadar, pedalar são alguns dos principais exercícios aeróbicos”, informa o geriatra José Eduardo Martinelli. O treino aeróbico melhora significativamente o funcionamento de coração, pulmões e todo sistema cardiovascular.

Já o exercício anaeróbico é qualquer atividade física que trabalha diversos grupos musculares durante um determinado e constante período de tempo. “Os dois são bons, mas se considerarmos apenas as pessoas idosas, os exercícios aeróbicos são melhores para ajudar no tratamento da osteoporose”, aponta o médico.

Musculação também pode ajudar no tratamento


Mesmo assim, segundo o especialista, os exercícios anaeróbicos continuam apresentando benefícios no tratamento da osteoporose. “A escolha deste tipo de exercício dependerá da idade do paciente e das condições musculares prévias. A indicação para evitá-los virá somente se não houver condições de execução. Mas, em primeiro plano, ainda são mais importantes os aeróbicos”, conclui Martinelli.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. José Eduardo Martinelli

Dr. José Eduardo Martinelli

Geriatria

CRM: 27875 / SP

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Musculação ou exercícios aeróbico: Quais são os mais indicados para ajudar no tratamento da osteoporose?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.