AchèAchè
search
Título

A partir de qual idade devemos fazer um exame de densitometria óssea?

Doenças dos Ossos

19 de outubro de 2023

O exame de densitometria óssea é capaz de medir, por meio de imagens, a densidade dos ossos, ou seja, o quão forte o esqueleto está a ponto de resistir a traumas sem fraturas. Este exame é muito indicado para o diagnóstico de osteopenia ou osteoporose. Nesse aspecto, ele é mais preciso que o raio X simples, já que consegue apontar um diagnóstico bem mais precoce (o qual deve ser interpretado por um profissional qualificado).
De acordo com a reumatologista Hellen de Carvalho, a indicação do exame de densitometria óssea não depende necessariamente da idade do paciente, mas sim da presença de fatores de risco que predispõem à osteoporose. “Por exemplo, mulheres a partir do climatério têm uma tendência maior à osteoporose pela perda hormonal progressiva”, informa a especialista.

Fatores que exigem a realização da densitometria óssea


Outras situações especiais que
favorecem a osteoporose precoce: síndrome mal absortivas, doenças crônicas – principalmente inflamatórias -, endocrinopatias, uso de medicamentos por tempo prolongado (como o corticoide), tabagismo, consumo excessivo de bebida alcoólica, sedentarismo ou a presença na família de pessoas mais próximas com fratura por osteoporose.
“O biotipo da pessoa também é um determinante, pois pessoas de pele clara, baixa estatura e olhos claros tendem à osteoporose mais precocemente que aquelas de pele escura. Os homens mais velhos, com doenças crônicas como a espondiloartrite anquilosante, também apresentam osteoporose precocemente e devem fazer logo o exame. Enfim, tanto o reumatologista quanto o endocrinologista saberão indicar o momento certo para a realização do exame”, afirma a médica.

Como é feito o exame de densitometria óssea?


Quanto antes o exame for feito, mais cedo se inicia o tratamento – caso haja necessidade – e, assim, as chances de recuperação aumentam bastante. “O exame é simples, indolor e sem contraste. Basta deitar-se na maca sem objetos metálicos e aguardar enquanto o aparelho faz a leitura à distância, acima do corpo, sem nenhum contato”, finaliza.

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Como a osteoartrite nas mãos prejudica a rotina do paciente?

A osteoartrite é uma doença que atinge as articulações do corpo, provocando um desgaste das cartilagens que as revestem e causando deformações nos ossos nos casos mais graves. Essas alterações ósseas são chamadas de osteófitos e são muito frequentes em casos de osteoartrite nas mãos. Trata-se de um problema que pode provocar um quadro de […]

Artigos
Quem tem osteoartrite deve evitar subir muitos lances de escada?

A cartilagem que reveste as superfícies das articulações tem como função evitar que haja atrito entre os ossos. No entanto, o desgaste das cartilagens provocado pela osteoartrite, uma doença degenerativa, leva a um quadro em que há uma progressiva diminuição do amortecimento do impacto produzido pelo movimento do corpo. Será que fazer esforço ao subir muitos […]

Artigos
Que desafios um idoso com osteoporose pode enfrentar durante o período de isolamento social?

As mudanças físicas e mentais impostas pela idade trazem uma série de dificuldades para os idosos e isso não é segredo para ninguém. No entanto, o período de isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus pode aumentar ainda mais os desafios do dia a dia, especialmente para um idoso com osteoporose. Confira! Deixar de fazer exercícios […]

Converse com um dos nossos atendentes