Que hábitos e fatores podem atrapalhar o sucesso do tratamento da calvície?

  • +A
  • -A

A alopecia androgenética é o principal tipo de calvície. A condição acomete o couro cabeludo e frequentemente afeta a autoestima de quem convive com ela. A boa notícia para quem tem calvície é que o problema tem tratamento e os resultados são muito eficazes. Porém, alguns hábitos ou fatores podem interferir na ação do remédio para queda de cabelo e atrapalhar o sucesso do tratamento. Confira alguns exemplos!

Suplementação hormonal pode prejudicar o tratamento de calvície

A dermatologista Christiane Jaccoud explica que a alopecia androgenética se caracteriza por uma resposta dos folículos capilares a hormônios masculinos e que, por isso, os níveis desses hormônios devem estar em equilíbrio: “Devemos evitar suplementações que aumentem esse hormônio (andro) no sangue, como forma de evitar a progressão da calvície. Pode-se utilizar bloqueadores desse hormônio no tratamento juntamente com medicamentos que estimulem o crescimento de pelos”.

Uma dieta pobre em nutrientes importantes também pode prejudicar o tratamento. É importante consumir diariamente proteínas e minerais, como ferro, zinco, cálcio e magnésio, e vitaminas A, C e do complexo B, principalmente a vitamina B3. Cosméticos capilares com ingredientes como o silicone ou remédios caseiros também podem aumentar ainda mais a queda de cabelo em alguns tipos de couro cabeludo. É importante consultar o dermatologista sobre os produtos usados e tirar dúvidas sobre quais devem ser evitados.

O que é calvície? Saiba mais sobre o problema


Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a alopecia androgenética é uma doença que se caracteriza pela perda dos fios e se desenvolve progressivamente desde a adolescência. “A
calvície tem sua causa em uma alteração genética e, por isso, não há cura definitiva”, esclarece Dra. Christiane. Porém, a especialista lembra que é possível controlar a queda de cabelo excessiva por meio do uso de medicamentos orais e tópicos. 

Segundo a médica, o tratamento varia de acordo com a intensidade da calvície: “Em casos leves, podemos utilizar somente medicamentos tópicos, enquanto casos avançados podem se beneficiar com implantes capilares. Nos casos intermediários e moderados, também utilizamos medicamentos orais e aplicações de ativos e lasers no couro cabeludo”.

 

Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD): https://www.sbd.org.br/dermatologia/cabelo/doencas-e-problemas/alopecia-androgenetica/25/ 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Christiane Jaccoud

Dra. Christiane Jaccoud

Dermatologia

CRM: 108124 / SP

TAGS
cabelos
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Que hábitos e fatores podem atrapalhar o sucesso do tratamento da calvície?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.