AchèAchè
search
Título

Tosse e espirro: o que fazer para aliviar uma crise de alergia?

Asma e Bronquite

19 de outubro de 2023

As crises de alergia são reações exageradas do organismo humano diante da presença de uma substância estranha que provocam uma série de sintomas, como tosse e espirro. No caso da asma, pelos de animais, fumaça do cigarro, poeira, perfumes e até mesmo pólen são alguns exemplos de substâncias que podem desencadear crises de alergia.

Chiado no peito e coceira são alguns sintomas das crises de alergia


“Durante a crise, ou no seu início, podem aparecer coceira nos olhos, coceira no ‘céu da boca’ (palato duro) e
no nariz“, afirma o pneumologista José Eduardo Martinelli. Em muitos pacientes, esses sintomas surgem antes mesmo do trio clássico de sintomas da asma, que são a falta de ar, o chiado no peito e a tosse.
Às vezes, de acordo com o especialista, quem sofre uma crise de alergia pode apresentar dor torácica difusa, em função da fadiga dos músculos respiratórios causada pelo aumento da frequência respiratória durante a crise. O médico lembra ainda que, em uma crise asmática, o paciente nunca terá febre.

Como é feito o tratamento de uma crise de alergia?


A melhor forma de tratar a crise é com o tratamento medicamentoso e, quando possível,
eliminando o agente que está provocando a alergia. “As crises de alergia, uma vez desencadeadas, necessitam de medicações, como anti-histamínicos, corticosteroides e broncodilatadores, que podem ser utilizados por via inalatória, oral ou endovenosa”, afirma Martinelli.
De acordo com o pneumologista, é muito importante fazer o tratamento adequado da asma para, assim, evitar suas crises. “Uma crise asmática pode provocar a morte de indivíduos por insuficiência respiratória, já que algumas pessoas têm o início da crise com instalação muito rápida. Pode causar também a atelectasias lobares e ao pneumotórax (bolhas de ar de origem pleural que se rompem)”, alerta o médico.
Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quais são os desafios do tratamento da DPOC em pacientes idosos?

A DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) é encarada por muitos como um quadro típico de idosos, já que a maioria dos pacientes se enquadram nesta faixa etária. Contudo, também pode se manifestar em pessoas mais jovens. A doença tem íntima relação com o tabagismo, ou seja, aqueles que acumulam anos com a prática correm risco maior […]

Artigos
A bronquite crônica é mais comum na terceira idade? Por quê?

Uma das manifestações da chamada DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), a bronquite crônica está ligada diretamente aos efeitos que o cigarro provoca ao longo dos anos e por isso acaba sendo mais comum na terceira idade. Com o acúmulo de décadas de prática do tabagismo, a bronquite crônica tende a se manifestar. “É mais comum encontrar pessoas […]

Artigos
Asma em idosos: quais os cuidados especiais que devem ser tomados?

Tosse, chiado e dores no peito, sudorese, lábios azulados e falta de ar são alguns dos principais sintomas vistos em pessoas com asma e que podem piorar à noite ou durante a prática de atividades físicas. A doença é caracterizada pela inflamação das vias aéreas, canais por onde o ar passa, o que dificulta o transporte de […]

Converse com um dos nossos atendentes