AchèAchè
search
Título

Quem tem pressão alta pode correr na esteira da academia?

Hipertensão
Sintomas

Por Dr. Marcus Gaz

19 de outubro de 2023

Os pacientes com hipertensão sabem que fazer o tratamento da doença é essencial para controlar e reduzir a pressão alta. Parte das medidas indicadas pelos médicos consiste no uso de medicamentos anti-hipertensivos. Outra parte envolve a adoção de hábitos saudáveis, como comer bem e praticar atividades físicas, como correr na esteira da academia.

Correr regularmente pode ajudar a controlar a hipertensão

“Os hipertensos podem fazer atividade física, como esteira na academia ou corrida. O paciente hipertenso, só de fazer exercícios com regularidade, costuma ter uma queda da pressão arterial em torno de 5% a 10%”, afirma o cardiologista Marcus Gaz. Os exercícios são importantes, por exemplo, para evitar as complicações da doença, como infarto e AVC.
As caminhadas e corridas realizadas na esteira da academia são chamadas de atividades aeróbicas. Este grupo de exercícios é justamente o mais indicado para quem tem pressão alta. “As atividades que trazem os maiores benefícios para os pacientes hipertensos são as aeróbicas, como bicicleta, remo, dança, corrida e ginástica. É melhor o hipertenso fazer uma atividade aeróbica do que anaeróbica, como a musculação”, diz o médico.

Pacientes com hipertensão deve conversar com médico antes de iniciar atividade física

No entanto, antes de começar a fazer qualquer corrida, é preciso consultar um cardiologista para descobrir os cuidados necessários ao praticar exercícios. “A avaliação cardiológica vai medir qual o nível de esforço que os pacientes podem fazer com segurança. Somente a avaliação de um cardiologista no consultório pode dizer se é seguro ou não a pessoa praticar esportes, em geral”, aconselha.
Os benefícios dos exercícios físicos podem ser sentidos em pouco tempo. No curto prazo, promovem um maior controle da hipertensão. Já no longo prazo, o paciente ganha mais capacidade cardiovascular e os vasos sanguíneos conseguem funcionar de maneira mais eficiente. Além disso, a atividade física também auxilia no controle da quantidade de água e sal no corpo.
Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
cardiovascular
pressão-alta
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Crise hipertensiva: o que fazer durante um episódio da doença?

As crises hipertensivas atingem pessoas que já possuem o diagnóstico de hipertensão ou aquelas que têm, mas não sabem e, portanto, não fazem uso de qualquer medicamento para controlar a pressão. As crises são classificadas em dois tipos: Urgência hipertensiva, que se caracteriza pela elevação pressórica sem dano agudo de órgãos-alvo, ou seja, sem risco […]

Artigos
Hipertensos correm mais riscos em procedimentos cirúrgicos?

Pessoas com pressão alta precisam de cuidados especiais quando se submetem a um procedimento cirúrgico. A hipertensão não controlada gera inúmeras complicações no corpo e uma delas é o maior risco de picos de pressão durante uma cirurgia. Se algo der errado, órgãos-alvos, como coração, cérebro e pulmões, podem ser afetados e precipitar infartos e […]

Artigos
Quais são os sintomas da insuficiência renal? Doença pode ser causada pela hipertensão!

A insuficiência renal crônica, também chamada de doença renal crônica, é um problema de saúde que atinge cerca de 10% da população mundial, segundo o nefrologista Daniel Borges Drumond. No Brasil, a doença tem a hipertensão arterial como sua principal causa. O descontrole da pressão, ao longo dos anos, resulta na perda lenta e progressiva […]

Converse com um dos nossos atendentes