search
Título

Quem tem pressão alta pode correr na esteira da academia?

Hipertensão

Por Dr. Marcus Gaz

11 de maio de 2018

Os pacientes com hipertensão sabem que fazer o tratamento da doença é essencial para controlar e reduzir a pressão alta. Parte das medidas indicadas pelos médicos consiste no uso de medicamentos anti-hipertensivos. Outra parte envolve a adoção de hábitos saudáveis, como comer bem e praticar atividades físicas, como correr na esteira da academia.

Correr regularmente pode ajudar a controlar a hipertensão

“Os hipertensos podem fazer atividade física, como esteira na academia ou corrida. O paciente hipertenso, só de fazer exercícios com regularidade, costuma ter uma queda da pressão arterial em torno de 5% a 10%”, afirma o cardiologista Marcus Gaz. Os exercícios são importantes, por exemplo, para evitar as complicações da doença, como infarto e AVC.
As caminhadas e corridas realizadas na esteira da academia são chamadas de atividades aeróbicas. Este grupo de exercícios é justamente o mais indicado para quem tem pressão alta. “As atividades que trazem os maiores benefícios para os pacientes hipertensos são as aeróbicas, como bicicleta, remo, dança, corrida e ginástica. É melhor o hipertenso fazer uma atividade aeróbica do que anaeróbica, como a musculação”, diz o médico.

Pacientes com hipertensão deve conversar com médico antes de iniciar atividade física

No entanto, antes de começar a fazer qualquer corrida, é preciso consultar um cardiologista para descobrir os cuidados necessários ao praticar exercícios. “A avaliação cardiológica vai medir qual o nível de esforço que os pacientes podem fazer com segurança. Somente a avaliação de um cardiologista no consultório pode dizer se é seguro ou não a pessoa praticar esportes, em geral”, aconselha.
Os benefícios dos exercícios físicos podem ser sentidos em pouco tempo. No curto prazo, promovem um maior controle da hipertensão. Já no longo prazo, o paciente ganha mais capacidade cardiovascular e os vasos sanguíneos conseguem funcionar de maneira mais eficiente. Além disso, a atividade física também auxilia no controle da quantidade de água e sal no corpo.
Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
cardiovascular
pressão-alta
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes