search
    Título

    Existem exercícios perigosos para quem tem hipertensão?

    Uncategorized

    Por

    Adotar hábitos de vida saudáveis é fundamental para quem tem hipertensão, o que inclui a prática de atividades físicas. O perigo está relacionado à intensidade, mas não à atividade em si. “Não existe exercício perigoso para a hipertensão arterial. Aliás, o exercício físico ajuda bastante no controle da hipertensão”, afirma o cardiologista Rafael Santos Costa.

    Praticar exercícios de forma moderada traz diversos benefícios aos hipertensos


    Realizar exercícios aumenta de maneira normal e natural a pressão, mas fazer isso em um ritmo mais intenso torna a prática arriscada, especialmente para quem tem hipertensão. Portanto,
    o ideal é apostar na intensidade moderada para que a pressão se mantenha em um nível adequado. Caminhada, corrida, ciclismo e natação são alguns exemplos interessantes.
    São muitos os benefícios da prática de exercícios para os pacientes com hipertensão. Exercitar o corpo ajuda a prevenir e tratar fatores de risco para o quadro, como o sobrepeso, colesterol alto e diabetes. Além disso, melhora a condição cardiovascular e fortalece a estrutura óssea e muscular.  

    Controle da pressão antes e durante o exercício é fundamental para quem tem hipertensão


    De acordo com o médico, o que que torno a prática perigosa é o paciente realizar exercício físico sem estar com a pressão devidamente controlada. 
    Portanto, quem for hipertenso, principalmente, deve sempre medir a pressão, tanto antes de começar uma atividade física, quanto durante a execução. O controle ao longo do exercício é crucial para garantir ao paciente tranquilidade para desenvolver com segurança a prática. A liberação do médico para realizar o exercício é outra ponto fundamental para dar segurança ao praticante.  
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes