search
    Título

    Existem medidas que devem complementar seu tratamento para hipertensão? Quais?

    Hipertensão
    Sintomas

    Por

    Ao ser diagnosticado com hipertensão, você provavelmente recebeu de seu cardiologista a indicação de um ou mais medicamentos anti-hipertensivos, que têm como objetivo manter sua pressão arterial controlada. Além disso, seu médico também deve ter recomendado a adoção de medidas não medicamentosas, que envolvem mudanças de hábitos, sempre buscando um estilo de vida mais saudável.

    Redução do consumo de sal é importante para evitar piora da pressão alta

    Essa parte do tratamento, segundo o cardiologista Francisco Flávio Costa Filho, costuma ser a mais difícil de ser colocada em prática. “Focando no controle pressórico, já está comprovado que o excesso de sal, tanto por meio de alimentos processados, enlatados e temperos, ou pelo sal que é adicionado à comida já no prato do paciente, estão associados a um pior controle da pressão arterial”, alerta o profissional.  
    Outro ponto que atrapalha o tratamento da pressão alta é sobrepeso e a obesidade. “Reduzir o peso é fundamental para o controle da hipertensão entre os obesos. Tratar a obesidade requer uma série de medidas que também envolvem o abandono de hábitos de vida, como ingestão excessiva de alimentos calóricos, principalmente, doces, massas e refrigerantes“, aconselha o especialista.

    Sedentarismo atrapalha tratamento da hipertensão

    A prática de atividades físicas, mesmo se você estiver no peso adequado, também é útil para controlar a hipertensão. O médico cita como exemplos a caminhada, a natação e a dança. Os exercícios físicos contribuem para regular a quantidade de sal e água na corrente sanguínea, o que tem impacto direto na pressão arterial, e trabalham a elasticidade dos vasos sanguíneos.
    Abandonar o consumo de bebidas alcoólicas e de cigarros também faz parte do tratamento da hipertensão, assim como se manter equilibrado emocionalmente no trabalho, em casa e em outras partes importantes de sua rotina. No entanto, essas medidas não serão eficazes se você interromper o uso das medicações ao longo dos anos, já que a pressão alta é uma doença crônica e deve ser tratada por toda a vida.
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes