Você sabia que a hipertensão, além de afetar a saúde do coração, também pode prejudicar os olhos? A doença é um problema crônico que afeta cerca de 30 milhões de brasileiros, segundo o Ministério da Saúde, causando um aumento perigoso da pressão arterial. Se não for tratada, a hipertensão pode afetar, além dos olhos, os rins e o cérebro.
Problemas na retina causados pela hipertensão surgem de forma abrupta
“A hipertensão descontrolada gera dilatações e obstruções dos microvasos da retina, órgão responsável pela visão. Alterações iniciais destes vasos podem ser detectadas em um simples exame de fundo de olho no consultório e informam se a hipertensão está bem controlada ou não”, afirma a cardiologista Ana Catarina de Medeiros Periotto.
Caso o problema não seja tratado adequadamente, o paciente pode até mesmo ficar cego. “Quando um vaso da retina se rompe, pode haver cegueira parcial ou total, dependendo da extensão do sangramento, que acontece dentro do olho e cujo único sintoma é a cegueira que se instala de repente”, alerta a médica. A perda de sangue na parte branca do olho, chamada de esclera, não é causada pela doença.
O tratamento correto da hipertensão é a principal forma de prevenção
Ao notar alterações na visão, é importante consultar um oftalmologista para uma avaliação da retina e para observar se o paciente tem outras doenças, como glaucoma e diabetes, que podem igualmente afetar a visão de forma súbita. A profissional explica que não existem vitaminas ou exercícios capazes de fortalecer os vasos sanguíneos da retina, tornando o tratamento da hipertensão a única forma de prevenir complicações nos olhos.
Além de manter a pressão sempre abaixo de 140x90mmHg, a médica recomenda comer alimentos mais naturais e frescos. “Observamos que as pessoas vegetarianas e que praticam atividades físicas tendem a ter uma saúde mais preservada em todas as áreas”. Caso a doença esteja instalada, o uso da medicação também é fundamental para manter a pressão arterial sob controle.
Foto: Shutterstock