AchèAchè
    search
    Título

    Que hábitos podem favorecer o aparecimento de rugas?

    Uncategorized

    Por

    O envelhecimento do corpo afeta todas as partes do organismo e a pele não é exceção. Com o passar dos anos, principalmente a partir da faixa dos 40 anos de idade, começam a surgir alguns sinais que indicam que a pele está perdendo sua jovialidade. O aparecimento de rugas, como o bigode chinês e os pés de galinha, é um dos principais exemplos. Confira alguns hábitos que podem facilitar a formação desses sinais na pele e veja como evitá-los.

    Hábito de fumar pode causar rugas

     

    Segundo a dermatologista Bruna Fanton Gallo, existem dois tipos de envelhecimento: o intrínseco e o extrínseco. O extrínseco é o que podemos evitar. “O envelhecimento extrínseco é influenciado pelos nossos hábitos de vida e envolve tudo que causa estresse oxidativo no nosso corpo”, afirma a médica. 

    A especialista cita como exemplos de fatores que podem favorecer o surgimento das rugas na pele envelhecida, a exposição crônica ao sol sem a devida proteção, o tabagismo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, as más noites de sono, a má alimentação e o estresse emocional. Quanto mais esses hábitos e fatores estiverem presentes na rotina, mais facilmente as rugas e os outros sinais da idade irão aparecer. 

    De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a redução do fluxo sanguíneo na pele do rosto provocada pelo tabagismo parece aumentar o número de rugas. Outro fator destacado pela SBD é a falta de limpeza da pele, já que o acúmulo de suor e de resíduos de maquiagem e de poluição provoca o surgimento das rugas. 

    É possível evitar as rugas?

     

    Com o envelhecimento da pele, é natural que algumas rugas se formem no rosto. O que é possível fazer é retardar seu surgimento. Dra. Bruna cita algumas medidas que podem ajudar: “A gente vai proteger nossa pele do sol, evitando a exposição e, se não for possível, usando um bom protetor solar. Evitar fumar, se alimentar bem, dormir bem, manter a pele hidratada. Temos procedimentos em consultório que ajudam, como a toxina botulínica”.


    Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD):
    https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/envelhecimento/4/ 

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes