AchèAchè
    search
    Título

    Qual é o efeito dos radicais livres na pele?

    Uncategorized

    Por

    Os radicais livres são agentes oxidativos, ou seja, que atuam diretamente para o envelhecimento celular e da pele. Mais precisamente, o excesso na produção de radicais livres pelo organismo leva ao envelhecimento precoce. Diversos fatores contribuem para essa produção exagerada de radicais livres, como tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas. 

    Principais efeitos dos radicais livres na pele


    “Os
    radicais livres podem gerar estresse oxidativo quando nos expomos a agentes agressores ambientais ou mantemos hábitos de vida ruins. Na pele, isso provoca diversos impactos, como rugas, flacidez e outros sinais típicos do envelhecimento”, informa a dermatologista Juliana Fonte. Além disso, a pele envelhecida perde o brilho e a vivacidade, que são indicativos de boa saúde.  

    De acordo com informações veiculadas no portal da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), os radicais livres se formam dentro das células pela exposição aos raios ultravioleta, poluição, estresse e fumo, principalmente. Eles criam um estresse oxidativo celular, o que gera degradação do colágeno (substância que dá sustentação à pele) e acúmulo excessivo de elastina.    

    Tratamento contra o envelhecimento precoce


    A melhor forma de combater os radicais livres e, consequentemente, o envelhecimento precoce da pele, é consumir substâncias antioxidantes, seja na alimentação ou via suplementos. “Para
    evitar o excesso de radicais livres é importante mantermos uma boa alimentação com consumo de alimentos antioxidantes, ingerir a quantidade adequada de água, usar filtro solar e antioxidante tópico”, orienta Fonte.

    Dos medicamentos disponíveis no mercado hoje para tal finalidade, vale apostar em opções com fórmula contendo super antioxidante natural concentrado e também em suplementos que potencializam a produção de colágeno. O colágeno verisol, mais especificamente, é o mais indicado para a pele, com ação anti rugas, elasticidade e celulite. 

     

    Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD):

    https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/envelhecimento/4/

     

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes