AchèAchè
    search
    Título

    Quais são os efeitos dos radicais livres na pele?

    Uncategorized

    Por

    De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, os radicais livres estão entre os maiores causadores de envelhecimento da pele. Estas moléculas instáveis se formam dentro das células e são produzidas em excesso devido a diversos fatores, como tabagismo, estresse, exposição aos raios ultravioleta e poluição.  

    Radicais livres e envelhecimento da pele


    “Os
    radicais livres provocam o envelhecimento cutâneo. Suas fontes podem ser endógenas, associadas a algumas reações metabólicas, ou exógenas – pesticidas, poluição, tabaco, dieta, estresse, medicamentos antitumorais, estilo de vida não saudável e radiação ultravioleta”, informa a dermatologista Juliana Fonte. 

    Segundo a especialista, a radiação ultravioleta que funciona como fator de risco para a formação de radicais livres é, em geral, a UVA, que agride com mais intensidade a pele por fotossensibilização. Os raios UVB, por sua vez, estão menos associados nesse contexto, pois penetram superficialmente na pele. 

    Quanto ao tema envelhecimento da pele, a Sociedade Brasileira de Dermatologia aponta que os radicais livres provocam um estresse oxidativo celular, o que provoca degradação do colágeno (substância que garante à pele sustentação) e acúmulo de elastina.

    Tratamento contra envelhecimento da pele


    “Os efeitos dos radicais livres na pele podem ser controlados com o
    uso de produtos antioxidantes, mas também com outros métodos. Por exemplo: manter um estilo de vida saudável, evitar exposição excessiva ao sol e consumir alimentos ricos em vitaminas antioxidantes (A, C, E) e minerais como zinco e selênio”, explica a profissional. A suplementação oral de luteína também pode ser recomendada para alguns casos. Este carotenóide combate os radicais livres e o envelhecimento precoce. 

     

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes