A proteção solar ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, manchas de pele, rugas e flacidez, além, é claro, de te proteger de queimaduras. Por isso, usar um fotoprotetor eficiente, que ofereça uma boa barreira contra a radiação UVA e UVB, é essencial para a saúde da pele. Já os produtos com características antioxidantes combatem os radicais livres, garantindo uma pele com aspecto mais jovem, mais firme e com melhor textura. Será que a união dessas funções diferentes em um mesmo produto pode trazer alguma vantagem para os cuidados com a pele?
“Há uma facilidade no uso e maior adesão ao tratamento, atuando em dois mecanismos importantes do envelhecimento cutâneo”, afirma a dermatologista Vanessa Kodani. Como o envelhecimento precoce acontece sobretudo por causa de danos oxidativos nas células da pele, o uso adequado de produtos desse tipo ajuda a minimizar esses efeitos.
Proteção solar ajuda a prevenir envelhecimento da pele
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, os raios UVB são os que representam os maiores perigos para a saúde. Devido ao longo comprimento de onda e à intensidade, que pouco varia ao longo do dia, essa radiação é capaz de penetrar profundamente na pele, causando fotoenvelhecimento e câncer. É recomendado usar filtros com fator de proteção solar (FPS) a partir de 30 e também protetores adequados para cada tipo de pele. Quem tem a pele muito oleosa, por exemplo, deve optar por cosméticos livres de óleo e com toque seco.
A incidência de radiação infravermelha em uma pele desprotegida é uma das principais causas do aparecimento de radicais livres, moléculas instáveis que danificam a pele e prejudicam a saúde do corpo. Por isso, um protetor solar com ação antioxidante pode potencializar a ação e proteger melhor sua pele.
A vitamina C combate os radicais livres
Existem muitos produtos antioxidantes no mercado, seja na forma de séruns, loções ou géis. A vitamina C é um dos princípios ativos mais comuns nesse sentido. Ela ajuda a combater o envelhecimento precoce, suavizando rugas finas e linhas de expressão; mantém a pele mais firme; ajuda no clareamento de manchas; e na produção de novas fibras de colágeno e elastina.
Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD): https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-diarios-com-a-pele/
Foto: Shutterstock