O surgimento das rugas e linhas de expressão é algo que faz parte do processo natural de envelhecimento da pele. Entretanto, tais marcas não aparecem do nada, mas sim de forma gradativa, se intensificando ao longo do tempo. A dermatologista Vanessa Kodani explica quais são as etapas de formação dessas marcas, que compõem o ciclo da ruga.
Entendendo o ciclo da ruga
“A formação das rugas se dá por meio da redução dos componentes normais da pele, como colágeno e elastina, além da diminuição do tecido adiposo e da atividade das glândulas cutâneas, o que a torna mais seca. A movimentação muscular, com a formação de pregas faciais, funciona como um agente para a formação das linhas de expressão numa pele propensa”, informa a dermatologista.
No início, a produção de colágeno (substância que dá firmeza à pele) passa a diminuir e, com isso, surgem as primeiras rugas e linhas de expressão. Com o tempo, a pele vai ficando mais flácida e as rugas se tornam mais profundas e marcadas. Sem os devidos cuidados, quando o indivíduo atinge uma idade mais avançada, as marcas no rosto já estão bem destacadas.
Cuidados e produtos que fazem parte do tratamento das rugas
Por mais que não seja possível acabar com o ciclo da ruga, você pode retardar o processo de envelhecimento da pele ao adotar hábitos saudáveis durante toda a vida, como prática regular de atividade física, alimentação balanceada, evitar tabagismo e excesso de bebida alcoólica e ter cuidado com a exposição solar. Dessa forma, a intensidade das rugas e linhas de expressão tende a ser menor.
Além disso, existem ainda procedimentos farmacológicos que ajudam a amenizar e controlar as rugas, como o uso de cremes e hidratantes. Produtos feitos com ácido hialurônico e silício orgânico garantem mais firmeza, hidratação e elasticidade, assim como aqueles com ação antioxidante, vitamina C e derivados de retinol, que estimulam a produção de colágeno e renovam a pele.