AchèAchè
    search
    Título

    A partir de que idade as rugas começam a aparecer na pele do rosto?

    Uncategorized

    Por

    O surgimento de rugas no rosto depende de diversos fatores e não há uma idade certa para o começo desse processo. Mesmo assim, estima-se que, em geral, as primeiras rugas começam a aparecer entre os 25 e 35 anos de idade. Com o tempo, a quantidade e a intensidade das rugas aumenta, pois sua origem está associada ao processo de envelhecimento.


    Causas do surgimento das rugas

     

    “O surgimento de rugas depende de alguns fatores, como a contração dos músculos da face. Pacientes mais expressivos tendem a começar a marcar mais cedo com alguns pés de galinha, decorrentes da contração do músculo orbicular dos olhos, e rugas na testa, decorrentes da contração do músculo frontal e corrugador do supercílio”, informa a dermatologista Aline Guimarães.
    Além disso, com o envelhecimento a face começa a perder sustentação (óssea e coxins de gordura) em alguns pontos específicos, fazendo com que o rosto comece a “desabar”. “Isso contribui para o surgimento do sulco nasogeniano (‘bigode chinês’), sulco lábio mentoniano (‘marionete’) e perda de definição do contorno da mandíbula”, explica Aline.


    Métodos de tratamento e prevenção das rugas

     

    A exposição solar sem proteção também contribui para o envelhecimento cutâneo. Portanto, o uso de protetor solar é o primeiro passo na prevenção do envelhecimento. “Além disso, o uso de produtos com ação antioxidante e hidratante é um importante aliado no cuidado com a pele. O tabagismo é outro hábito ruim que facilita o envelhecimento da pele”, completa a dermatologista.
    Em paralelo, existem vários procedimentos que podem ser feitos pelo dermatologista no consultório, que ajudam na prevenção e tratamento das rugas. “O paciente pode apostar na aplicação de toxina botulínica para tratar e prevenir as linhas de expressão no terço superior do rosto; em laser, microagulhamento, ultrassom microfocado, radiofrequência; e na aplicação de ácido hialurônico para sustentação facial”, lista a dermatologista.

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes