search
Título

Quais são os tipos de rugas que existem?

Uncategorized

Por

As rugas são sinais que aparecem na pele de toda pessoa a partir dos 30 anos de idade, aproximadamente, o que é motivado pelo próprio processo natural de envelhecimento. Portanto, não há como evitar completamente as rugas, apenas diminuir a quantidade e retardar o seu surgimento com tratamentos e cuidados estéticos e de saúde em geral. Existem tipos diferentes de rugas e cada um está associado a uma causa diferente.

Tipos de rugas e formas de retardar seu surgimento


“As rugas podem ser de três tipos: estáticas, dinâmicas e gravitacionais. As rugas estáticas surgem mesmo sem movimento e ocorrem após a constante repetição de movimentos, devido à fadiga das estruturas da pele. As dinâmicas surgem devido à interação da pele com a musculatura da mímica subjacente, ou seja, com o movimento. Já as gravitacionais aparecem pela flacidez da pele, podendo levar à queda de estruturas da face”, explica a dermatologista Maria Paula Tinoco.

Segundo a especialista, há várias maneiras de reduzir a quantidade de rugas, mas o destaque vai para o uso do filtro solar. “As rugas podem ser retardadas, mas não evitadas, por serem um processo natural do envelhecimento. Dentre os métodos para controlá-las, destaca-se o uso diário de protetores solares, visto que estes são capazes de reduzir os danos que a radiação solar causa às estruturas da pele”.

Prevenção e tratamento das rugas


Por mais que seja impossível conter o aparecimento das rugas, a manutenção de hábitos saudáveis ao longo da vida pode ajudar bastante a retardar o aparecimento dessas marcas.
Não fumar; evitar ambientes com muita fumaça e poluição; não consumir álcool em excesso; ter uma alimentação saudável, rica em nutrientes; praticar atividades físicas; e hidratar bastante a pele são algumas medidas importantes nesse sentido.
Já o tratamento das rugas pode ser feito com algumas técnicas dermatológicas, as quais devem ser escolhidas de acordo com a gravidade das marcas. Dentre as opções, há o peeling, creme de ácido glicólico, sessões de radiofrequência, aplicação de botox, procedimento a laser e até mesmo cirurgia plástica. Estas três últimas são indicadas para as rugas mais profundas.   
Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes