search
    Título

    Quais são as funções do colágeno no organismo?

    Uncategorized

    Por

    O corpo humano é formado por uma grande diversidade de substâncias, mas são poucas as que têm a relevância e a presença ostensiva do colágeno, que responde por 25% da quantidade de proteínas do organismo. O colágeno atua em áreas variadas, exercendo funções importantes na pele, nos tendões, no sangue, nos pulmões e nos músculos, e sua falta está muito ligada ao envelhecimento do corpo.

    Colágeno ajuda a reforçar tendões, ossos e músculos


    “O colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelo corpo e responsável pela estrutura, firmeza e elasticidade da pele, sendo fundamental para manter as células firmes e unidas”, afirma a nutricionista Daniella Chein. Além disso, a substância ajuda a manter a pele hidratada e auxilia no processo de cicatrização.

    A proteína também é encontrada nos tendões e músculos, fornecendo a elasticidade e a sustentação que essas estruturas precisam. Com boas quantidades de colágeno, o corpo consegue proteger a cartilagem das articulações e os ossos de impactos e seus possíveis danos, mantendo capacidade de movimentação do corpo.

    Baixa produção de colágeno favorece osteoartrite


    Com o passar dos anos, o organismo diminui a produção da proteína, situação que pode ser agravada nos casos de baixo consumo de vitamina C,
    essencial para a formação da proteína. “Quando há deficiência de vitamina C no organismo, a síntese de colágeno fica prejudicada, afetando, então, uma série de tecidos, músculos, articulações e estruturas do corpo”, diz a profissional.
    A falta de colágeno facilita o desenvolvimento de doenças que afetam o sistema musculoesquelético, como osteoartrite e osteoporose. A baixa quantidade da proteína prejudica ainda a firmeza, a elasticidade e a hidratação da pele, tornando-a mais suscetível a rugas, à flacidez e a outros sinais do envelhecimento.
    Como forma de combater esses problemas causados por essa falta, os médicos e nutricionistas podem recomendar a suplementação da proteína associada ao reforço de alimentos ricos em vitaminas A e C, lisina e outras proteínas que ajudarão a produzir as fibras de colágeno. A reposição, portanto, ajuda a prevenir ou atenuar os sinais da idade e a melhorar os sintomas da osteoartrite e da osteoporose.
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes