search
    Título

    O consumo adequado de colágeno pode ajudar na prevenção da osteoartrite?

    Uncategorized

    Por

    O colágeno é uma proteína importante, muito conhecida pelos seus benefícios à pele e aos ossos e articulações. No caso da osteoartrite, seu consumo ajuda no tratamento e, segundo algumas pesquisas, na prevenção, mas isto ainda não é algo totalmente comprovado. Mesmo assim, os benefícios à saúde osteoarticular são bastante válidos para o quadro.   

     

    Colágeno e osteoartrite

     

    “As evidências científicas acerca da suplementação adicional de colágeno na dieta ainda são incipientes. Alguns estudos demonstram melhora da dor e da rigidez articular, sem no entanto ter papel em evitar a osteoartrite degenerativa. O colágeno pode trazer benefício clínico a pacientes portadores de osteoartrite degenerativa. Contudo, não previne sua ocorrência ou repõe a cartilagem perdida”, informa o ortopedista Guilherme Falótico.
    Por mais que ainda não se tenha uma posição definitiva da comunidade científica em relação aos benefícios na prevenção da osteoartrite, seu consumo no tratamento da doença e de outros quadros que afetam ossos e articulações é essencial. Por isso, deve-se buscar com especialistas as melhores formas de obter este nutriente importante.

     

    Principais fontes de colágeno

     

    O colágeno pode ser encontrado na alimentação, principalmente nas seguintes comidas: carnes vermelha e branca e gelatina convencional. O consumo de alimentos ricos em vitamina C (laranja, acerola, limão, abacaxi) também é importante neste contexto, pois eles facilitam a absorção do colágeno pelo organismo.
    Caso o nível de colágeno obtido por meio da alimentação não seja o suficiente, o normal é que os especialistas recomendem o uso de suplementos. “O melhor tipo de colágeno para se consumir é o hidrolisado, pois este é completamente absorvido no intestino”. Junto do consumo da substância, é essencial lançar mão das outras medidas indicadas para o tratamento da osteoartrite, o que inclui o uso de medicamentos para este fim.  

     

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes