search
Título

Bebida alcoólica pode atrapalhar o tratamento para pele jovem?

Uncategorized

Por

Bebidas alcoólicas fazem parte da vida de muitas pessoas, até porque são agentes importantes de socialização e lazer. Porém, o consumo exagerado desse tipo de bebida prejudica a saúde em diversas frentes, o que inclui a integridade da pele, já que o álcool acelera seu processo de envelhecimento.  

Efeitos do álcool na pele


“Em excesso, a bebida alcoólica pode prejudicar a pele em diferentes sentidos. Pode favorecer um ressecamento maior e, em casos avançados (com alterações no fígado), levar ao amarelamento da pele (icterícia) e perda do viço.
Em pacientes que têm rosácea,  o consumo de álcool também pode precipitar uma piora do quadro, com vermelhidão, ardência e dilatação dos vasinhos da pele”, informa a dermatologista Aline Guimarães.
Por outro lado, o consumo moderado de álcool não traz prejuízos à pele e, dependendo da bebida, pode até ser benéfico. “Em pequenas quantidades e de forma eventual, o vinho, por exemplo, até possui uma substância antioxidante (resveratrol) capaz de beneficiar a qualidade da pele. Inclusive, essa substância é presente hoje em alguns dermocosméticos”, afirma a profissional.

Outros hábitos que prejudicam a manutenção de uma pele jovem


Além do álcool, o cigarro é outro vilão da pele jovem, pois aumenta a degradação de colágeno, contribuindo para o envelhecimento precoce e para o desenvolvimento de manchas na pele. “A exposição solar sem
uso adequado de protetor também contribui para o envelhecimento da pele, assim como baixa ingestão de proteínas, que favorece o surgimento de flacidez”, avisa.

Cuidados para manter uma pele jovem e saudável


É fundamental buscar sempre hábitos saudáveis, não apenas para conseguir manter uma pele bem cuidada e jovem, mas também para ter maior qualidade de vida. “Também é recomendado se consultar, pelo menos uma vez no ano, com um médico dermatologista para que ele indique a realização de exame completo da pele, além de produtos e procedimentos que possam contribuir para
manter a pele sempre jovem e bonita”, indica Aline.

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes