Usar o protetor solar diariamente e reaplicá-lo ao longo do dia são medidas fundamentais para se prevenir de manchas, de queimaduras e do temido câncer de pele. Mas, antes de escolher qualquer produto na prateleira da farmácia ou do mercado, saiba que existem vários tipos de filtros solares, um para cada tipo de pele. Confira!
Quais são os melhores filtros para pele seca e oleosa?
Segundo a dermatologista Giselle Sanches, existem protetores solares específicos para peles secas, oleosas, mistas e normais. “Para a pele oleosa, devemos procurar produtos com toque seco e versão oil-free. Quem tem pele seca deve buscar protetor solar com ação hidratante e com ácido hialurônico. Já a pele mista deve receber filtro com FPS 30 e que tenha toque seco ou mate”, explica a médica.
Quem tem pele sensível deve evitar o uso de protetor solar com parabenos e derivados fenólicos, além de se certificar de que o produto é apropriado para este tipo de pele. A especialista destaca ainda a importância de sempre adquirir filtros com proteção contra os raios UVB, UVA curto e UVA longo.
Usar protetor solar específico evita problemas de pele
Para a médica, existem vários benefícios ao usar o protetor solar específico para o seu tipo de pele: “Você tem a proteção solar correta e consegue controlar acne, descamação e excesso de oleosidade, por exemplo. Você faz a prevenção do câncer de pele e do envelhecimento e ainda vai tratar a pele contra as dermatites, favorecendo o controle do pH”.
Por outro lado, quem tem pele oleosa e não respeita a indicação de usar filtros específicos pode acabar desenvolvendo acne. A pele seca, por sua vez, pode sofrer com irritações e descamações. Por isso, é fundamental seguir a recomendação do dermatologista, o que trará mais conforto e ainda ajudará a manter a pele saudável.