AchèAchè
search
Título

Qual o papel da alimentação no reforço do sistema imunológico das crianças?

Cuidados e Bem-estar
Saúde Infantil

Por

19 de outubro de 2023

O funcionamento do sistema imunológico das crianças é de extrema importância para a saúde do corpo, prevenindo uma série de doenças e infecções. Para seu reforço, os médicos recomendam que os pais sigam o calendário de vacinação e estimulem seus filhos a manter hábitos de higiene. Outro conselho dos pediatras é manter uma boa alimentação, que também exerce papel essencial na manutenção da imunidade.

Boa alimentação deixa crianças resistentes a gripes e resfriados


“Uma
criança que alimenta-se bem, com uma alimentação balanceada (e quando digo balanceada, refiro-me à quantidade e qualidade), recebe todos os tipos de nutrientes e, dessa forma, todos seus sistemas, inclusive o imunológico, funcionarão melhor”, afirma a pediatra Ana Paula Eyama Imai. A criança será mais resistente a infecções, como gripes e resfriados, e conseguirá melhorar mais rápido quando ficar doente.
Segundo a profissional, uma alimentação adequada ajudará a criança a se prevenir de uma infinidade de doenças, tanto na infância quanto na vida adulta: “Desde a obesidade, diabetes, hipertensão arterial e alterações de colesterol a doenças intestinais, renais e gástricas. Praticamente todos os sistemas podem ser afetados direta ou indiretamente por erros alimentares ao longo da vida”.

Pais devem dar bons exemplos e ficar atentos aos sinais de má alimentação


A recomendação dos especialistas é oferecer para as crianças refeições com variedade de alimentos e preparações, incentivando o consumo de frutas, verduras e legumes. Para isso, os pais podem consultar um nutricionista para tirar dúvidas, mas devem, antes de tudo, dar o exemplo. Além disso, é necessário também reduzir a presença de produtos industrializados, principalmente com excesso de gorduras, sal e açúcares.

Os pais devem ficar atentos aos filhos, pois o organismo das crianças costuma dar sinais de que a alimentação não está adequada, seja para manter o sistema imunológico em pleno funcionamento ou até mesmo levando a dificuldades de concentração e baixo desempenho na escola. “Crianças que comem pouco, aquelas que têm dietas monótonas ou comem alimentos pobres em nutrientes ficam doentes com maior frequência”, complementa Ana Paula.
Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Cuidados de mãe! Pediatra responde dúvidas que rondam os consultórios médicos

Ser mãe é um gesto de amor e de carinho. Mas para chegar que a esse momento tão especial, surgem diversas dúvidas. Questões como “qual o momento para começar a higiene bucal?” ou “o que fazer quando o bebê não consegue dormir?” são mais comuns do que se imagina. O Especial Mães e Filhos traz informações interessantes […]

Artigos
Como preservar a imunidade dos pequenos no período de volta às aulas?

O período de volta às aulas é sempre preocupante para os pais de crianças, pois o contato com os coleguinhas se apresenta como um obstáculo à imunidade dos pequenos. É bastante comum os alunos apresentarem quadros infecciosos no retorno às aulas, principalmente virais, o que exige dos pais muita atenção e cuidados.   Rotina de hábitos […]

Artigos
Quais os erros mais comuns que os pais cometem com relação à imunidade de suas crianças?

A imunidade infantil é frágil, pois é nos primeiros anos de vida que ocorre a maturação do sistema imune. Os hábitos de vida dos pequenos ao longo desses primeiros anos influenciam diretamente esse desenvolvimento. Portanto, é fundamental que os pais se instruam bastante para oferecer aos seus filhos os cuidados mais adequados de acordo com […]

Converse com um dos nossos atendentes