search
Título

Baixa imunidade: por que doenças respiratórias são as principais infecções?

Cuidados e Bem-estar

Por Dra. Ekaterini Goudouris

19 de outubro de 2023

O sistema imunológico é o grande responsável pela criação da linha de defesa do organismo contra agentes invasores. Bactérias e vírus precisam vencê-lo para desencadear uma infecção ou uma doença no corpo humano. Em alguns casos, um paciente pode desenvolver problemas quanto ao funcionamento desse sistema e apresentar uma baixa imunidade, o que certamente o deixa mais vulnerável.

Infecções respiratórias são transmitidas facilmente

Entre as infecções que se aproveitam da queda na imunidade estão as respiratórias. “As infecções respiratórias são as que mais acometem os pacientes com problemas de imunidade por serem as infecções mais comuns na população em geral e por serem mais fáceis de transmitir”, explica a imunologista Ekaterini Goudouris. Esse grupo de infecções pode ser espalhado por meio das vias respiratórias, das secreções e até do beijo.
As infecções oportunistas são comuns em pacientes cujo sistema imunológico foi afetado pela AIDS ou por outras doenças graves. O indivíduo não deve somente tratar a infecção respiratória, mas combater a verdadeira responsável pelo surgimento do problema, como destaca a médica: “A prevenção dessas infecções está ligada diretamente ao tratamento da causa do problema de imunidade.”

O tratamento deve focar na causa da baixa imunidade

Um paciente com AIDS e com baixa imunidade deve utilizar medicamentos antirretrovirais, que combatem o enfraquecimento do sistema imunológico. Já um paciente com defeitos na produção de anticorpos, como no caso de algumas imunodeficiências primárias, deve fazer reposição de imunoglobulina, substância responsável por identificar agentes invasores.
Quando alguém está com problemas relacionados à baixa imunidade, o corpo se manifesta de algumas maneiras. Doenças autoimunes, neoplasias e as próprias infecções são sinais de que pode haver algo de errado com o sistema imunológico. Nesses casos, as infecções costumam ser frequentes e mais graves, com recaídas e respostas mais lentas aos antibióticos.
Dra. Ekaterini Goudouris é imunologista e alergologista, formada pela UFRJ e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 494090

Newsletter
Tags
Sistema imunológico
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Mudar o medicamento para tratamento da calvície sem consultar um médico pode comprometer o processo?

As amígdalas são estruturas localizadas entre o final da boca e o início do nariz e garganta, cuja função é combater as bactérias e agentes infecciosos em geral que tentam entrar no organismo. Atuam, portanto, como importantes aliadas do sistema imunológico. Mais especificamente, elas desenvolvem anticorpos para frear o ataque de invasores potencialmente perigosos.   […]

Artigos
Quais são os cuidados básicos que devemos ter ao frequentar hospitais?

O hospital é um ambiente de recuperação para os pacientes internados. Qualquer visita deve ser feita com muita atenção aos cuidados com a higiene e também ao comportamento. Os visitantes devem respeitar as diretrizes de cada instituição para não incomodar o paciente e garantir que sua saúde não seja comprometida. De acordo com o angiologista […]

Artigos
O que é síndrome leucopênica? Quais são os sintomas?

A síndrome leucopênica se caracteriza pela baixa presença de leucócitos (glóbulos brancos) no sangue, mais especificamente quando a contagem total dessas substâncias está abaixo de 4.000 células por milímetro cúbico de sangue. Como os glóbulos brancos fazem parte do sistema imunológico, ajudando a proteger o organismo de infecções e agentes estranhos, sua redução acaba trazendo […]

Converse com um dos nossos atendentes