Existem algumas doenças que se aproveitam da fragilidade do organismo para se manifestarem. São diversos tipos de infecções e de cânceres, sem falar nas doenças autoimunes. Elas atacam o corpo quando há comprometimento das funções do sistema imunológico, podem evoluir e levar a saúde a um estado crítico.
Doenças autoimunes e doenças oportunistas
É o caso das doenças autoimunes, em que o sistema imunológico usa as defesas do corpo para atacar os próprios órgãos e células que deveria defender. Lúpus, vitiligo e psoríase são alguns dos exemplos conhecidos. Elas afetam, principalmente, pele, músculos, articulações, células sanguíneas e glândulas endócrinas.
Uma das doenças que propicia a instalação de infecções oportunistas é a AIDS. “Causada pelo vírus HIV, é a causa mais comum de deficiência imunológica adquirida, ou seja, não geneticamente determinada”, afirma a imunologista Ekaterini Goudouris. Entre as infecções, podem ser citadas pneumonia, tuberculose, diarreia crônica e infecções causadas por fungos na boca, na garganta e na pele.
Herpes e bronquiolite
O herpes também se aproveita da baixa imunidade do corpo para atacar. Resfriados, forte exposição ao sol, dias estressantes e outros problemas que afetam o bem-estar mental favorecem a reativação do vírus. Outro exemplo é a bronquiolite, doença causada por um vírus e que gera a inflamação dos bronquíolos no sistema respiratório dos bebês.
Alguns grupos são mais suscetíveis ao desenvolvimento destas doenças. “Há indivíduos que apresentam doenças do sistema imune que são determinadas geneticamente e que se manifestam, em geral nas crianças, mas que podem começar suas manifestações nos adultos”, explica a médica.
Dra. Ekaterini Goudouris é alergista e imunologista, formada pela UFRJ e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 494090