search
    Título

    Por que alimentos industrializados e processados contribuem tanto para a obesidade?

    Obesidade

    Por Ana Paula Moura

    24 de julho de 2017

    Alimentos processados e industrializados contribuem para a obesidade porque possuem um alto valor calórico, devido à quantidade de carboidratos simples e gorduras ruins em sua composição. Além disso, são pobres em vitaminas e minerais, fundamentais para regular todos os processos metabólicos do corpo.
    “Outro ponto que deve ser destacado é que os alimentos processados são conservados com alto teor de sódio em sua composição, o que contribui para a retenção de líquidos, gerando um maior acúmulo de peso. Portanto, não favorecem o emagrecimento. O excesso de sódio traz ainda o risco de desenvolver hipertensão, junto com a obesidade”, explica a nutricionista Ana Paula Moura.


    Inserindo alimentos industrializados na dieta de forma saudável

    Mesmo com esses pontos negativos, os alimentos industrializados não deixam de fazer parte da rotina da maioria das pessoas, então é preciso achar um jeito de se manter saudável mesmo consumindo-os. “É melhor que eles sejam consumidos eventualmente, não como uma regra”, recomenda Ana. “Ter um olhar mais atento na hora de escolher os produtos também é importante nesse contexto”.
    De acordo com a nutricionista, ter o hábito de ler os rótulos dos produtos é essencial para escolher os mais saudáveis. Nesse sentido, vale saber que os alimentos que tem menos ingredientes são os melhores. Outra dica: o primeiro ingrediente que aparece é o que está em maior quantidade em um produto. Então, se o primeiro for prejudicial, você já pode descartar. “Por exemplo: pão integral deve começar com farinha de trigo integral e não com farinha de trigo fortificada”, exemplifica.


    Alimentos ideais para saúde e emagrecimento


    Escolher as opções mais saudáveis dentre os industrializados é importante, mas o principal na dieta é a preferência pelos alimentos mais naturais possíveis. “Deve-se ter pelo menos cinco porções de frutas, verduras ou legumes durante o dia. Diminuir a quantidade de carboidratos simples também é um passo importante para o emagrecimento, assim como incluir fibras (alimentos integrais), gorduras boas (azeite, oleaginosos, óleo de coco, abacate) e pelo menos dois litros de água por dia”, completa.

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Tags
    alimentação
    emagrecer
    nutrição
    obesidade
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes