Recorrer à higiene nasal é uma atitude importante para prevenir infecções respiratórias, como gripes, resfriados e sinusites, especialmente nos filhos. Fazer a limpeza do nariz corretamente ajuda a reduzir secreções e outros tipos de resíduos que, quando se acumulam, podem facilitar o desenvolvimento de alergias e de doenças respiratórias.
Limpeza nasal pode ser feita com soro fisiológico e seringa
Nas crianças, são os pais ou responsáveis que devem fazer a higiene nasal. “A limpeza deve ser realizada com uma solução de soro fisiológico 0,9% por meio de seringas ou frascos com spray”, afirma a otorrinolaringologista Luísi Rabaioli. Os dois métodos são bastante eficazes e a escolha fica a critério dos pais. No entanto, é importante destacar que a seringa deve estar limpa na hora do procedimento.
A criança deve permanecer sentada e com a cabeça levemente inclinada para frente. Os pais devem pedir ainda para que o filho segure a respiração no momento em que o soro fisiológico entrar nas narinas. A médica recomenda também que o produto esteja em temperatura ambiente, já que pode haver desconforto caso esteja muito frio.
Higiene nasal deve ser feita diariamente para prevenir infecções
“Na maioria das vezes, sugere-se realizar a higiene nasal três vezes ao dia, porém essa frequência pode ser variável e se adapta a cada caso”, explica a especialista. A frequência ideal para a higiene do nariz muda de acordo com a região do país em que a criança vive, da existência ou não de doenças respiratórias e da quantidade de secreções presentes no nariz.
A maior preocupação dos pais ao fazer a higiene nasal em seus filhos deve ser com a força utilizada para aplicar o soro fisiológico dentro da narina. Caso a força empregada seja exagerada, além do susto, podem ocorrer ferimentos na parte interna do nariz.
Dra. Luísi Rabaioli é otorrinolaringologista, formada em Medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e atende em Novo Hamburgo (RS). CRM-RS: 36861
Foto: Shutterstock