A higiene nasal com solução salina é recomendada em diversas situações, com destaque para a aplicação nas vias nasais. A utilização do soro fisiológico nas narinas serve para ajudar no tratamento de gripes, resfriados e alergias e, em geral, não possui contraindicação. Porém, alguns casos específicos exigem uma certa moderação.
“A solução salina possui baixos efeitos adversos, sendo assim amplamente utilizada. Entretanto, em pacientes idosos, hipertensos e grávidas o uso deve ser moderado. Deve-se evitar o uso de soluções salinas hipertônicas nestes pacientes”, afirma o otorrinolaringologista Henrique Garchet.
Efeitos adversos e contraindicações da solução salina
Diz-se que o soro fisiológico não possui contraindicações pois seus efeitos adversos são raros. Mesmo assim, eles existem e devem ser citados. Pode ocorrer, por exemplo, excesso de sódio no sangue, confusão mental, hipertensão, cefaleia (dor de cabeça), vertigem, sonolência e irritação. Quem já sofre desses problemas precisa ter mais cuidado antes de utilizar essa solução.
Além dos pacientes hipertensos e com alto teor de sódio no sangue, aqueles que apresentam hipersensibilidade ao cloreto de sódio, insuficiências renal e cardíaca e edema generalizado também são considerados mais vulneráveis aos efeitos do soro fisiológico e por isso devem ter mais cuidado quanto ao seu uso. Vale ressaltar que os efeitos adversos da solução estão mais associados ao uso por via parenteral (veias).
Benefícios do uso da solução salina
Quando aplicada no nariz, a solução salina, além de limpar, hidrata o local, ajudando a eliminar os causadores da infecção que exigiu o seu uso. O soro age no muco produzido nas vias respiratórias diminuindo sua viscosidade, o que facilita a sua eliminação. Também é recomendado aplicar a solução mesmo quando não houver nenhum problema, pois a higiene nasal é preventiva, já que melhora os mecanismos de defesa do nariz.
Foto: Shutterstock