A depressão é uma doença psiquiátrica que provoca uma série de prejuízos aos pacientes. Receber o diagnóstico precocemente e iniciar o tratamento é uma forma importante de minimizar os problemas associados à doença e de interromper a evolução dos sintomas. Para que isso aconteça, é preciso dar o primeiro passo: procurar o auxílio de um médico.
Sintomas da depressão não frescura
“O primeiro passo para o tratamento da depressão é o reconhecimento de que existe a necessidade de ajuda profissional”, afirma o psiquiatra Antonio Viola. Os sintomas da depressão não são frescura, pessimismo e nem um desânimo passageiro. É preciso levá-los a sério para evitar uma piora intensa, capaz de levar a pensamentos suicidas.
No entanto, frequentemente, o acesso primário ao tratamento ocorre de maneira tardia por causa do preconceito e da desinformação. “Em vários casos, a sensação de que o quadro de angústia pode ser passageiro e os estigmas sociais relacionados à doença acabam fazendo com que o paciente demore a procurar auxílio”, diz o médico.
Cansaço e mudanças no apetite são sintomas da depressão
De acordo com o especialista, a partir do momento em que o próprio paciente ou amigos mais próximos e familiares começam a notar os sintomas e sinais da depressão, está na hora de buscar ajuda. Como exemplo, podem ser citados o isolamento social, dificuldade para manter atenção e capacidade de raciocínio, ações mais lentas, queixas de cansaço físico maior que o habitual, alteração de apetite e tendência para o choro fácil.
O apoio de familiares e dos amigos, inclusive, é fundamental no processo de tratamento da depressão, principalmente no início. “Dar atenção e ouvir o que quem sofre de depressão tem a dizer, acolhendo-o e tentando entender que ele está passando por um problema de saúde é crucial dentro do processo. Compreensão é a chave para o auxílio nesse delicado momento”, explica o profissional.
Dr. Antonio Homero Viola é psiquiatra e psicanalista, formado em Medicina pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e atua em São Paulo. CRM-SP: 133439 – drantonioviola.com
Foto: Shutterstock